Sabia que o Nautilus, o gestor de ficheiros do Gnome, monta nativamente pastas FTP, SSH, etc., sem necessidade de software adicional?
Além de não ser necessária a utilização de um software como o Filezilla, o Nautilus cria pastas virtuais no seu gestor de ficheiros para que, quando pretender aceder aos seus conteúdos, baste apenas um simples duplo-clique.
Pretende adicionar ficheiros à sua pasta virtual? Simples! Basta arrastá-los para lá. Tudo o que consegue fazer nas suas pastas locais é possível fazer nestas pastas remotas.
Ora bem, tem os seus dados FTP ou SSH?
Clique em Locais > Ligar ao Servidor…
Escolha o tipo de ligação e preencha com os seus dados. Pode personalizar o nome do marcador da pasta. Desta forma terá sempre a sua pasta remota disponível no menu Locais. Clique em Ligar-se.
Será pedida a sua password, caso se tenha ligado a um servidor com autenticação. Introduza a password e clique em Ligar.
E aqui está o resultado, a sua pasta remota encontra-se montada na Área de Trabalho, sempre acessível. Operações como edição/criação/remoção de ficheiros são possíveis, assim como qualquer operação disponível numa pasta local.
Se tem o servidor do seu site ou o servidor onde costuma colocar os seus backups, tudo é muito simples. Esqueça as interfaces complicadas e os comandos malucos. Está tudo à distância de um clique. 😉