Pplware

Dica: Como saber quais as apps que podem aceder à sua conta do Spotify

Em todos os serviços a que é permitido o acesso aos dados dos utilizadores, deve ser feita uma monitorização periódica, para validar que apenas são mantidos os realmente essenciais. Se esse esforço tem sido feito nas maiores redes sociais, alguns têm escapado.

Hoje mostramos como o podem fazer no Spotify, onde é também importante ser feita a validação. É um processo simples, mas que deve ser feito por todos os utilizadores.


Tal como muitos outros serviços da Internet, também o Spotify permite que apps externas acedam aos seus dados, para, neste caso, olhar para as suas preferências musicais e, na maioria dos casos, criar listas ou estatísticas de utilização.

Como acontece geralmente, os utilizadores acabam por esquecer estes acessos e deixar as apps sem controlo. Vamos por isso, nesta dica, ver como podem validar quais as apps que podem aceder à sua conta do Spotify.

Aceder à conta do Spotify do utilizador

O primeiro passo é mesmo o acesso, via browser, ao Spotify e a autenticação na conta do utilizador. Após esta autenticação, o utilizador ficará com acesso à sua conta e aos seus dados.

De seguida, e para acederem às definições, devem carregar no menu. Este está representado por 3 barras horizontais ou pela fotografia definida pelo utilizador. Aqui, devem escolher a opção Account.

Dentro da conta do utilizador, devem escolher o acesso ao menu e escolher a opção Apps.  Caso usem a versão móvel do site, este estará na lista localizada no topo.

Se estiverem a usar o browser na versão Desktop, este menu estará na esquerda da página da conta do utilizador, mantendo o nome Apps.

Ver as apps autorizadas a aceder ao Spotify

É nesta área que vão ver todas as apps externas que estão autorizadas as aceder ao Spotify, aos dados do utilizador e também às músicas, listas e escolhas de cada um.

Devem por isso verificar cada uma destas apps e escolher quais as que querem manter. Caso queiram remover uma delas, só precisam escolher a opção Remove access.

Após a remoção de uma app, será mostrada uma mensagem no topo, a indicar que o acesso desta ao Spotify foi removido com sucesso.

É desta forma, rápida e simples, que podem controlar quais as apps e serviços que têm acesso à vossa música e ao que têm ouvido no Spotify. É uma limpeza essencial e que devem fazer periodicamente.

Exit mobile version