Pplware

Dia da Internet Mais Segura 2018: dicas de ouro para si

Hoje comemora-se o Dia da Internet Mais Segura. Temos a noção que cada vez mais este será o dia que mostra o quanto deve haver segurança num meio de comunicação tão agregador que se confunde, para milhões de pessoas, com a sua própria vida.

Empresas como a Google ou Facebook, proprietários de plataformas com milhões de utilizadores, têm a obrigação de disponibilizar os mecanismos e as ferramentas de segurança necessários. Será que o utilizador conhece essas ferramentas?


A Google e o Facebook são hoje duas das principais empresas que tutelam os serviços e ferramentas mais usados no mundo. Estas ferramentas, permitem ao utilizador ter em mãos um guia personalizado para garantir a segurança da sua conta.

 

Google: ferramentas-chave para proteger o utilizador online

Com a pressão constante de melhorar a segurança e a privacidade dos seus utilizadores, a empresa recentemente lançou uma nova versão da Verificação de Segurança que oferece uma orientação personalizada para ajudar a aumentar a segurança da sua conta.

Estes locais que agora identificamos, deverão ser usados por cada um de nós, enquanto “clientes” da Google, para proteção dos nossos conteúdos e salvaguarda da nossa privacidade. Aceda ao Google Play Protect e verifique automaticamente as aplicações para manter os seus dados e dispositivos seguros. Vai descobrir muita coisa “estranha” que está ligada a si e que desconhece.

A empresa coloca dispositivos que têm uma aprendizagem automática (Machine Learning) a detetar conteúdo malicioso no YouTube ou até mesmo através dos controlos de privacidade de dados na Minha Conta. Visite este último local para ter uma noção daquilo que compõe uma conta no Google e como deverá organizar a sua segurança.

Para saber ainda mais sobre segurança da sua conta da Google, veja aqui:

 

Facebook: vamos falar de privacidade?

O Facebook também lhe quer dar ferramentas para que possa controlar toda a informação que partilha com terceiros. Existe uma ferramenta, a Verificação de Privacidade que permite rever quem pode ver as suas publicações e informação de perfil, quem pode ver o seu número de telemóvel e endereço de e-mail.

Para aceder à Verificação de Privacidade vá a este endereço e verifique cada item disponível. Aqui poderá ver também as suas definições das apps com as quais iniciou sessão no Facebook. Pode utilizar a Verificação de Privacidade para rever e ajustar as suas definições de privacidade, de forma a garantir que está a partilhar com as pessoas que pretende.

Veja também estas dicas que, embora possa ter de ajustar algumas alterações nos locais, o conteúdo certamente poderá ajudar a descobrir formas de melhorar a sua segurança no Facebook:

 

Segurança parental – de pais para filhos

As famílias estão cada vez mais tecnológicas. A tendência assim o dita e há um conjunto de tecnologia que é comum existir em todas as casas: são televisões modernas, computadores, consolas de jogos, tablets, smartphones, etc.

É claro que é bom, desde que seja de forma controlada, quer a nível de conteúdos utilizados quer na duração de utilização. Desde que a segurança esteja assegurada!

Há regras que são praticamente do senso comum, desde sempre:

Ficam sempre regras por acrescentar, dependendo dos hábitos e disponibilidade de equipamentos em cada lar, mas, desde que os dispositivos móveis se massificaram, já não é possível controlar as crianças da mesma forma. Porque hoje é um dia para o fazer pensar, deixamos várias sugestões que poderá seguir neste artigo dedicado à segurança dos menores na Internet:

Safer Internet Day – o tal Dia da Internet mais Segura

Hoje, terça-feira, 6 de fevereiro de 2018, as partes interessadas em todo o mundo irão juntar-se para comemorar o Dia da Internet Mais Segura 2018. O tema deste ano:

Crie, ligue e partilhe o respeito: uma Internet melhor começa consigo.

Este é um apelo à ação para que cada uma das partes interessadas faça o seu papel na criação de uma Internet melhor para todos, em particular os utilizadores mais jovens em todo o mundo. Mais do que isso, é um convite para que todos se juntem e se envolvam de forma respeitosa, de modo a garantir uma melhor experiência digital.

Estas mensagens poderão ser uma forma de espevitar as consciências dormentes dos intervenientes da Internet, principalmente dos pais que travam batalhas desiguais com os seus educandos.

Mais informação: Safer Internet Day

Exit mobile version