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Dia da Internet Segura: Conheça as linhas de ajuda em Portugal

Hoje celebra-se o Dia da Internet mais Segura, uma data importante para nos relembrar a todos dos perigos e riscos existentes na Internet, assim como uma forma de nos consciencializar e sensibilizar para uma utilização mais cuidada e segura da web.

Uma vez que ainda existem muitas dúvidas e falta de informação por parte dos utilizadores, para celebrar este dia, entrevistámos os responsáveis pelo atendimento das Linha Internet Segura e Linha Alerta, serviços de ajuda disponíveis em Portugal.

A Internet é, nos dias que correm, um serviço quase indispensável a todos os utilizadores. Desde o lazer ao trabalho, as pessoas utilizam cada vez mais a Internet para diversos fins.

Mas… nem tudo são rosas e também na Internet existem perigos e, uma vez que há um crescente número de menores a utilizar esta plataforma, é fundamental que todos estejam informados e conscientes sobre esses mesmos perigos.

Assim, para ajudar a esclarecer todas as dúvidas e problemas que surjam, existem em Portugal duas linhas de apoio: A Linha Internet Segura e a Linha Alerta.

Entrevistámos os responsáveis por estas linhas, para que as fique a conhecer melhor e poder recorrer a elas sempre que necessite.

O que é e em que consiste a Linha Alerta?

A missão do serviço Linha Alerta consiste no encaminhamento de denúncias que levem ao bloqueio de conteúdos ilegais na Internet e que auxilie a missão de perseguição e acusação criminal de quem publica este tipo de conteúdos pelas autoridades competentes. Esta missão é cumprida mediante o fornecimento às autoridades policiais portuguesas de informação verificada, resultante de denúncias recebidas e da colaboração com os ISPs nacionais para a rápida remoção desses conteúdos.

Outra plataforma que existe é a Linha Internet Segura. Quais os objectivos e a quem se destina esta Linha?

A Linha Internet Segura é um serviço de atendimento telefónico e online que responde a questões relacionadas com o uso seguro das tecnologias em linha. Pensada para o público em geral, a Linha Internet Segura garante apoio anónimo e confidencial em questões como o o cyberbullying, grooming, comportamentos aditivos de utilização das tecnologias em linha, exploração imprópria e indigna das crianças e jovens, entre outras.

Que tipo de população é que tem requerido mais estas linhas de apoio?

Relativamente à Linha Alerta não conseguimos saber porque as denúncias são anónimas e realizadas via formulário web.

A Linha Internet Segura recebe essencialmente pedidos de jovens entre os 12 e os 18 anos, Pais e Professores

Que género de queixas ou dúvidas mais têm recebido?

A maior parte dos pedidos da Linha Internet Segura são o que fazer depois de verem fotografias e/ou vídeos de cariz sexual serem divulgados online sem consentimento; Pais preocupados com contactos dos filhos com desconhecidos; O que fazer depois de serem vítimas de fraudes comerciais online.

Qual o processo efetuado assim que recebem uma queixa/dúvida?

Na Linha Alerta as denúncias recebidas passam por um processo de triagem, sendo analisadas por operadores que lhes dão o devido seguimento: autoridade policial nacional e congénere internacional através da Associação INHOPE da qual a Linha Alerta faz parte desde 2007.

Que feedback têm recebido dos pais e dos jovens?

Não recebemos qualquer tipo de feedback, exceptuando os agradecimentos no final da chamada quando o contacto é realizado telefonicamente.

Em Portugal consideram que existe informação suficiente acerca da Segurança na Internet?

Achamos que a informação existe, mas que a população, principalmente os jovens, não procuram informar-se. A página da Centro Internet Segura é um bom exemplo de um canal com muita informação.


Podem aceder a mais informações aqui.

Que parcerias têm e de que modo funcionam?

Temos parecerias com o Cert RCTS, Polícia Judiciária (PJ), Instituto de Apoio à Criança (IAC), Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e a Defesa do Consumidor (DECO). Sempre que se justifique reencaminhamos os contactos para uma destas entidades.

Que conselhos também deixam aos pais menos informados e até menos interessados?

O Conselho é que se informem e que sobretudo vigiem a utilização da Internet realizada pelos filhos menores.

Para além da versão web, podem ainda instalar e utilizar os serviços da Internet Segura, no smartphone ou tablet, através das aplicações para Android e iOS.

Para mais informações, contactem:

LINHA ALERTA

Telefone: 800 200 212

Horário de Atendimento: 9:30 – 12:30 e 13:30 – 17:30

Participações por formulário Web | Participações por E-mail

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LINHA INTERNET SEGURA

Telefone: 800 21 90 90

Horário de Atendimento: 9:30 – 17:30

 Email: linhainternetsegura@internetsegura.pt

O Pplware agradece a disponibilidade, dos responsáveis por estas linhas, para esta entrevista.

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