Hoje celebra-se o Dia da Internet mais Segura, uma data importante para nos relembrar a todos dos perigos e riscos existentes na Internet, assim como uma forma de nos consciencializar e sensibilizar para uma utilização mais cuidada e segura da web.
Uma vez que ainda existem muitas dúvidas e falta de informação por parte dos utilizadores, para celebrar este dia, entrevistámos os responsáveis pelo atendimento das Linha Internet Segura e Linha Alerta, serviços de ajuda disponíveis em Portugal.
A Internet é, nos dias que correm, um serviço quase indispensável a todos os utilizadores. Desde o lazer ao trabalho, as pessoas utilizam cada vez mais a Internet para diversos fins.
Mas… nem tudo são rosas e também na Internet existem perigos e, uma vez que há um crescente número de menores a utilizar esta plataforma, é fundamental que todos estejam informados e conscientes sobre esses mesmos perigos.
Assim, para ajudar a esclarecer todas as dúvidas e problemas que surjam, existem em Portugal duas linhas de apoio: A Linha Internet Segura e a Linha Alerta.
Entrevistámos os responsáveis por estas linhas, para que as fique a conhecer melhor e poder recorrer a elas sempre que necessite.
O que é e em que consiste a Linha Alerta?
A missão do serviço Linha Alerta consiste no encaminhamento de denúncias que levem ao bloqueio de conteúdos ilegais na Internet e que auxilie a missão de perseguição e acusação criminal de quem publica este tipo de conteúdos pelas autoridades competentes. Esta missão é cumprida mediante o fornecimento às autoridades policiais portuguesas de informação verificada, resultante de denúncias recebidas e da colaboração com os ISPs nacionais para a rápida remoção desses conteúdos.
Outra plataforma que existe é a Linha Internet Segura. Quais os objectivos e a quem se destina esta Linha?
A Linha Internet Segura é um serviço de atendimento telefónico e online que responde a questões relacionadas com o uso seguro das tecnologias em linha. Pensada para o público em geral, a Linha Internet Segura garante apoio anónimo e confidencial em questões como o o cyberbullying, grooming, comportamentos aditivos de utilização das tecnologias em linha, exploração imprópria e indigna das crianças e jovens, entre outras.
Que tipo de população é que tem requerido mais estas linhas de apoio?
Relativamente à Linha Alerta não conseguimos saber porque as denúncias são anónimas e realizadas via formulário web.
A Linha Internet Segura recebe essencialmente pedidos de jovens entre os 12 e os 18 anos, Pais e Professores
Que género de queixas ou dúvidas mais têm recebido?
A maior parte dos pedidos da Linha Internet Segura são o que fazer depois de verem fotografias e/ou vídeos de cariz sexual serem divulgados online sem consentimento; Pais preocupados com contactos dos filhos com desconhecidos; O que fazer depois de serem vítimas de fraudes comerciais online.
Qual o processo efetuado assim que recebem uma queixa/dúvida?
Na Linha Alerta as denúncias recebidas passam por um processo de triagem, sendo analisadas por operadores que lhes dão o devido seguimento: autoridade policial nacional e congénere internacional através da Associação INHOPE da qual a Linha Alerta faz parte desde 2007.
Que feedback têm recebido dos pais e dos jovens?
Não recebemos qualquer tipo de feedback, exceptuando os agradecimentos no final da chamada quando o contacto é realizado telefonicamente.
Em Portugal consideram que existe informação suficiente acerca da Segurança na Internet?
Achamos que a informação existe, mas que a população, principalmente os jovens, não procuram informar-se. A página da Centro Internet Segura é um bom exemplo de um canal com muita informação.
Podem aceder a mais informações aqui.
Que parcerias têm e de que modo funcionam?
Temos parecerias com o Cert RCTS, Polícia Judiciária (PJ), Instituto de Apoio à Criança (IAC), Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) e a Defesa do Consumidor (DECO). Sempre que se justifique reencaminhamos os contactos para uma destas entidades.
Que conselhos também deixam aos pais menos informados e até menos interessados?
O Conselho é que se informem e que sobretudo vigiem a utilização da Internet realizada pelos filhos menores.
Para além da versão web, podem ainda instalar e utilizar os serviços da Internet Segura, no smartphone ou tablet, através das aplicações para Android e iOS.
Para mais informações, contactem:
LINHA ALERTA
Telefone: 800 200 212
Horário de Atendimento: 9:30 – 12:30 e 13:30 – 17:30
Participações por formulário Web | Participações por E-mail
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LINHA INTERNET SEGURA
Telefone: 800 21 90 90
Horário de Atendimento: 9:30 – 17:30
Email: linhainternetsegura@internetsegura.pt
O Pplware agradece a disponibilidade, dos responsáveis por estas linhas, para esta entrevista.