Todos nós sabemos que estamos em plena campanha política. São os debates frente-a-frente, a abertura dos telejornais e agora a política levada ao humor através dos Gato Fedorento, tudo nós lembra que dia 27 é dia de votar.
Em algumas situações a pergunta que se coloca é: “Então afinal, onde é que devo exercer o meu direito de voto “. Um exemplo desta situação acontece quando mudamos de residência e depois ficamos baralhados e não sabemos se ainda votamos na residência antiga ou na residência actual.
Uma vez que estamos na era da tecnologia, nada melhor que existir um serviço para nos responder a esta intrigante questão 🙂
Bem, vamos então por parte:
Para saber onde votar, tem as seguintes opções ao seu alcance:
- Consultar o site: http://www.recenseamento.mai.gov.pt
- Envie SMS grátis para 3838 escrevendo RE espaço Nº BI espaço AAAAMMDD
- Telefone para 808 206 206
- Na sua junta de freguesia
Com efeito, as alterações introduzidas ao Recenseamento Eleitoral pela Lei n.º 47/2008, de 27 de Agosto, promoveram diversas medidas de simplificação, com destaque para a inscrição automática de eleitores no recenseamento.
Assim:
- Os cidadãos portadores de Cartão de Cidadão ficam automaticamente inscritos na freguesia correspondente à morada que tenham indicado no pedido do referido cartão.
- Os cidadãos detentores de Bilhete de Identidade válido que nunca se tinham inscrito no recenseamento eleitoral foram automaticamente inscritos na freguesia da residência indicada no Bilhete de Identidade.
- Os jovens de 17 anos foram igualmente inscritos, podendo votar se, à data do acto eleitoral, já perfizeram 18 anos.