O utilizador nos dias de hoje, não consegue viver sem comunicar através das ferramentas web. Umas ou outras todas elas aproximam as pessoas, já para não falar nos custos residuais que este meio potencia. Teclar num IM (num messenger) de qualquer espécie, marca ou sistema operativo, permite criar relações sociais, comerciais e mesmo emocionais.
Podemos gravar as conversas, isso permite que possa ter acesso a dados escritos que mais tarde lhe fará falta. Podemos gravar para mais tarde provar o que foi dito e podemos gravar para memorizar informações relevantes passadas pelos caracteres da pequena janela de escrita. Então, esta característica, a de gravar as conversas no computador, é uma ferramenta útil?
Sim é importante esta opção. Mas tem um problema: somente poderá estar guardado o texto que resulta da conversa, no computador onde está instalado o cliente de IM, o Live Messenger por exemplo.
Se temos uma máquina na empresa e a nossa em casa, teremos então dois locais com registos. Se usamos num local o Live Messenger e noutro local (num outro SO) usamos o Pidgin, então teremos dois tipos de registos em locais diferentes. Mas se além disso, no caminho de casa ainda usamos o messenger do nosso smartphone… piorou muito!!!
Que tal reunir tudo no mesmo local?
Sim, num espaço online protegido de olhares alheios e acessível de qualquer parte do mundo.
É o que faz o Dexrex.
Esta ferramenta reúne de forma simples todas as suas conversas dos messengers, mesmo que estejam instalados nos telefones.
O serviço suporta os seguintes IM’s:
- AIM
- ICQ
- Windows Live
- Skype
- Yahoo
- Pidgin
- Trillian
- Digsby
- Miranda
- Instantbird
- Meca
- Mercury
- Emesene
- aMSN
- QIP
- Google Talk
- AOL
O serviço é gratuito, multi-plataforma e muito simples de configurar.
Basicamente entramos na página do serviço, abrimos a nossa conta, onde será necessário inserir o(s) nosso(s) endereço(s) do Internet Messenger e a password do(s) mesmo(s).
Depois de entramos no serviço, descarregamos um cliente que deveremos instalar na nossa máquina. Esta ferramenta será a ponte entre o nosso computador ou smartphone e o local online que receberá e guardará os diálogos.
Depois verá as informações desse cliente local, onde dirá se está online e se está a transmitir para o serviço online.
Dentro do serviço online pode escolher o contacto com quem conversou e rever tudo o que foi dito. Mas há mais, pode usar essas mensagens para tornar públicas através de um link visível a quem tiver acesso a esse link.
Mas ainda há mais algumas boas opções para descobrir. Deixo agora para o nosso utilizador essa tarefa.