… Impulsionado pela Microsoft
Uma nova vertente de jogos para o browser começa a tomar lugar. Depois da passagem do Angry Birds para a Web, com o apoio da Google e com suporte dedicado para o Chrome, é a vez de outro grande clássico dos jogos para dispositivos móveis ser apresentado na sua versão para a Internet.
O Cut the Rope foi agora convertido para a Internet pelos seus criados, usando somente as mais recentes tecnologias da Web, o JavaScript e o HTML 5. Apesar de poder ser usado em qualquer brower recente, este jogo foi desenhado inicialmente para o Internet Explorer
A passagem do Cut the Rope para a Internet levou a que os seus criadores se juntassem com a equipa de desenvolvimento do IE e com os especialistas da Pixel Lab. Os principais problemas advinham da conversão do jogo de Objective C para JavaScript.
O resultado de várias semanas de trabalho pode agora ser visto e experimentado no site que foi criado para o efeito. O jogo manteve todas as suas funcionalidades e todas as suas características. Está exactamente igual ao que podemos ter no Android ou iOS.
Esta conversão, recorrendo a estas novas tecnologias, vem preparar já o Cut the Rope para o seu próximo passo, a Store do Windows 8. A conversão foi para a Internet foi apenas o primeiro passo de uma caminhada que se espera longa e frutífera.
Todos os que conhecem o jogo vão de imediato estar à vontade para começar a jogar e a dar de comer as bolas ao Om Nom, o pequeno mostro verde. Para isso vão tende de resolver os puzzles que vão sendo apresentados.
Por forma a dar outro interesse a esta versão do Cut the Rope, os criadores criaram alguns níveis específicos. Fica assim garantida a continuidade do Cut the Rope e o seu interesse.
A forma de jogar ao Cut the Rope manteve-se inalterada. Continuam a ter de passar com o rato para cortar as cortas e clique para rebentar as bolhas. No entanto se acederem às configurações podem alterar esse funcionamento e fazer todas as acções com um clique
Vejam no vídeo abaixo a apresentação que todos as equipas envolvidas fazem deste projecto. Vejam a génese, os problemas encontrados e a forma como estes foram contornados, recorrendo apenas a ferramentas gratuitas e disponíveis para todos.
Mais um clássico dos dispositivos móveis foi passado para a Internet e disponibilizado para todos poderem jogar e disfrutar de horas de diversão.
Este é apenas um passo na direcção que outros seguiram e que culmina na disponibilização de versões para os diversos sistemas operativos. Aguardemos então pelo que está para vir.
Até lá divirtam-se bastante com o Cut the Rope, nas suas várias versões… tudo graças ao Internet Explorer e à sua equipa.