Pplware

Tenha muito cuidado com o novo esquema de reserva de domínios .INFO e .EU

Quem gere sites e serviços na Internet está constantemente exposto a tentativas de burla, que chegam dos mais variados países e empresas. O resultado procurado é sempre o mesmo, extorquir dinheiro aos mais descuidados ou aos mais incautos.

Um novo esquema parece estar agora a assolar a Internet portuguesa e procura enganar os detentores de domínios .PT, levando-os a comprar domínios .INFO e .EU.


Há alguns dias que começaram a chegar relatos de tentativas de burla para forçar a compra de domínios .INFO e .EU. Estes chegam na forma de um simples email oriundo da empresa DNS Portugal (dnsportugal.org), onde todo o processo é explicado.

Nesta mensagem é revelado aos detentores de domínios .PT que os domínios correspondentes em .INFO e .EU foram requisitados e que devem ser comprados para não causar problemas no futuro. A DNS Portugal (dnsportugal.org) mostra-se muito zelosa e reservou o domínio para evitar problemas.

A mensagem descreve depois o processo e aponta como o tempo de registo 10 anos, sendo o valor a pagar de 197,50 euros. Aparentemente, qualquer momento após o primeiro ano o contrato pode ser denunciado e interrompido.

Claro que quem trabalha com domínios e com estes serviços de registo sabe que esta é uma situação falsa e que este é um esquema para conseguir enganar os detentores de domínios .PT, levando-os a pagar o valor, com medo de ter problemas no futuro.

Esta empresa, a DNS Portugal (dnsportugal.org), está a usar o nome de outra implantada no mercado português e que opera legitimamente. O tamanho deste problema é já de tal forma grande que a legitima DNSPortugal tem no seu site um alerta para esta tentativa de burla, com as devidas informações para apresentação de uma queixa na polícia judiciária.

Também a própria Associação DNS.pt tem na sua página uma mensagem onde alerta “os titulares e gestores de nomes de domínio registados em .pt, para o teor de mensagens de email provenientes de entidades que não têm qualquer relação com a Associação DNS.PT. Todas as questões relativas a domínios registados em .pt, deverão ser tratadas diretamente junto da Associação DNS.PT ou dos seus registrars acreditados“.

Na verdade, este esquema não é novo e tem já muitos anos na Internet, onde periodicamente existe uma tentativa de burla para a venda de domínios associados. A diferença desta vez é que este novo esquema está dirigido a Portugal, com uma empresa supostamente sediada no nosso país e que visa apenas os domínios .PT.

Naturalmente que se recebeu uma mensagem destas deve simplesmente ignorá-la e, se assim o quiser, contactar a Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e a Criminalidade Tecnológica (211 967 000) ou apresentar umqueixa electrónica no site da Polícia Judiciária.

Exit mobile version