Pplware

CrowdFunding – O Financiamento Colectivo está na moda

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Financiamento colectivo já ouviram falar? E CrowdFunding? Com certeza que sim, pois o financiamento colectivo tem vindo a crescer nos últimos anos, tendo mesmo esta industria crescido mais de 5.1 mil milhões de dólares em todo o mundo, no ano de 2013.

Mas em que consiste o financiamento colectivo afinal?

O que é o financiamento colectivo e como funciona?

O financiamento colectivo consiste na obtenção de capital para iniciativas que sejam de um interesse colectivo, tentando obter financiamento através de varias fontes, fontes estas que normalmente são pessoas que têm um interesse em comum e que têm dinheiro para investir.

Além disso, o financiamento colectivo é maioritariamente utilizado através da internet, onde artistas, pessoas que possuam pequenos negócios, start-ups, campanhas políticas, pessoas que procuram ajuda perante desastres, entre outras, procuram outras pessoas que tenham o mesmo interesse e pretendem ao mesmo tempo investir no mesmo.

Para poder beneficiar de um financiamento colectivo basta aceder a um serviço de financiamento colectivo disponível na internet, registar o produto ou serviço que pretende que seja financiado, estabelecer uma meta de arrecadação e tentar arrecadar o maior número de financiamento até atingir a sua meta. Caso consiga obter um valor igual ou superior à sua meta, o seu projecto será financiado, caso não o consiga, todos os financiamentos que lhe foram feitos até ao momento serão devolvidos aos doadores.

Em alguns casos, os financiadores recebem ainda uma recompensa que normalmente é proporcional ao valor do investimento.

Mas que tipo de financiamento existem?

Este tipo de financiamento tem sido muito utilizado por pessoas que pretendem promover filmes próprios, desenvolvimento de software livre, desenvolvimento de invenções e até mesmo pesquisas cientificas.

Dentro dos financiamentos colectivos baseado em recompensa temos duas vertentes, a vertente “Keep-it-All”, onde a empresa que procura o financiamento estabelece uma meta de captação de recursos e mantém todo o valor arrecadado, mesmo que o valor de investimento não atinja a meta estabelecida e a vertente “All-or-Nothing”, onde a empresa que pretende o financiamento apenas fica com o mesmo se a meta estabelecida for mesmo atingida, caso não o seja o valor de devolvido aos doadores.

Este é um tipo de financiamento onde os financiadores apoiam as pessoas que procuram financiamento sob a forma de capital próprio.

Este tipo de financiamento consiste no fornecimento de créditos por parte de instituições financeiras não bancarias, tendo-se tornado muito popular nos EUA em 2012. Basicamente quem procura financiamento apresenta as suas condições de crédito aos serviços competentes, que depois tratam de encontrar financiadores que procurem condições de financiamento semelhantes.

E quais são as plataformas disponíveis aqui na Europa?

Alguns exemplos na Europa:

 

E quais são as vantagens deste tipo de financiamento?

Mas existem riscos associados a este tipo de financiamento?

Como todos os financiamentos também o financiamento colectivo tem alguns riscos, sendo alguns deles os seguintes:

E em Portugal temos algum serviço de financiamento colectivo?

Um dos serviços de financiamento colectivo mais influente em Portugal é o PPL que tem como objectivo tornar realidade ideias que se provem inovadores e que possam convencer o público a investir nas mesmas.

Este serviço utiliza o tipo de financiamento All-or-Nothing, o que significa que os criadores apenas conseguirão o financiamento caso consigam a totalidade que necessitam para o desenvolvimento da mesma e está disponível para qualquer pessoa.

Caso tenham alguma ideia que achem que possa chamar a atenção de algum investidor, podem sempre aceder ao seu site oficial, criar uma conta gratuitamente e então registar a vossa ideia mais inovadora.

Site Oficial: www.ppl.com.pt

Exit mobile version