Suporte para Windows, MacOS, Linux, Android e iOS. Conta gratuita com 15GB e oferta de 5GB por cada convite concretizado!
Os serviços de armazenamento “na nuvem” são já como um bem essencial tecnológico, quer para portabilidade quer para segurança. A enorme concorrência nesta área leva a que a oferta seja bastante alargada, onde são disponibilizados recursos com cada vez mais qualidade pelo mínimo custo, ou simplesmente de forma gratuita.
O serviço Copy, lançado há pouco mais de 2 meses pela empresa Barracuda Networks, é um serviço bastante promissor, não só pela reputação dessa mesma empresa mas também pelo que oferece.
Há serviços no topo das preferências, como o Dropbox ou Box, e outros também bastante populares como Google Drive, Microsoft SkyDrive e, a nível nacional, o CloudPT. No meio destes e muitos outros, como se poderá afirmar o Copy?!
Comparando diversos parâmetros como compatibilidade e funcionalidade, o Copy está ao nível dos melhores, o que é de louvar tendo em conta que acabou de se lançar, mas a viabilidade deste serviço prende-se com as dezenas de milhar de clientes dos produtos Barracuda e do seu parceiro, Drobo. Esta base de clientes será a base do modelo de negócio do Copy… mas não só.
Características
No Copy poderá contar com algumas funcionalidades interessantes e todas incluídas no pacote gratuito.
- Compatibilidade multi-dispositivo: Windows, MacOS, Linux, Android e iOS (brevemente para Windows RT e Windows Phone)
- Partilha de ficheiros simples e ilimitada, sem limitação de tamanho por ficheiro
- Elevada optimização na ferramenta de sincronização no computador.
- Sincronização selectiva, que permite escolher as pastas (ou sub-pastas) que pretende ter sincronizadas no seu computador.
- Controlo de versões, que permite aceder a versões anteriores dos ficheiros que foram reescritos.
- Sistema de notificações no computador.
- Possibilidade de partilha rápida de pastas e ficheiros de qualquer parte do computador, colocando apenas o respectivo atalho na pasta Copy.
- O espaço relativos a ficheiros partilhados é também partilhado entre os intervenientes, sendo “cobrado” a cada um apenas parte do espaço ocupado por esses conteúdos.
- Partilha rápida de ficheiros entre computadores na mesma rede, recorrendo apenas ao menu de contexto. É criada e utilizada a pasta Copy Downloads.
- Sincronização automática de fotos no Android.
Está também disponível a vertente de serviço empresarial, disponibilizando segurança, gestão e controlo adicionais por utilizador e grupos. As contas gratuitas têm este serviço disponível, embora muito limitado em funcionalidades, e não há limite de utilizadores.
Preços
A versão gratuita do Copy disponibiliza 15GB de espaço de armazenamento. Pode ainda ser expandido em 2GB se for divulgado no Twitter a partir da página Web do Copy. Adicionalmente, e durante determinado período de tempo não conhecido, está disponível o registo por convite que oferece 5GB a ambos os intervenientes, sem um limite definido, o que poderá tornar este um serviço bastante aliciante neste momento de lançamento, para podermos garantir uma quantidade interessante de espaço gratuito.
Relativamente às versões pagas, a versão Pro 250GB custa $9.99/mês ou $99/ano e a Pro 500GB custa $14.99/mês ou $149/ano. Isto corresponde a menos de metade do preço do Dropbox ($199/ano por 200GB) e um pouco mais barato que a Google ($9.99/mês por 200GB).
Quanto aos pacotes para empresas, com as funcionalidades de segurança, gestão e controlo, o preço é de $399, $699 e $999 anuais para 100GB, 250GB e 500GB, respectivamente.
O Copy apresenta-se assim como um serviço que promete “fazer mossa” nos produtos já existentes e de certeza que vai dar que falar nos próximos tempos.
Da minha parte, que já o utilizo regularmente, só tenho a dizer bem. Notei um pequeno pormenor: a velocidade de upload máxima, testada na aplicação Windows, é de 450KB/s. Em download varia entre 4MB/s e 6MB/s.