A Internet é palco para tudo e mais alguma coisa. No campo das vendas, são vários os produtos que se podem comprar e que não se encontram no “mercado tradicional”, especialmente na Deep Web.
Recentemente a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu várias munições que foram compradas no “mercado negro” da Internet.
A ASAE, através da sua Unidade Nacional de Informações e Investigação Criminal (UNIIC), realizou, em Esposende, uma operação de fiscalização direcionada ao combate de venda de armas através da internet, detetada em cyberpatrolling.
Vários tipos de munições compradas ilegalmente na internet
Como resultado da ação foram apreendidas diversas munições designadamente 88 munições de calibre de 9 mm, 50 munições de calibre 22 mm, 5 munições de guerra e ainda 1 computador portátil, 1 telemóvel e € 1 675,00 em numerário, tendo o valor global da apreensão rondado os € 2 800,00.
A operação foi desenvolvida no âmbito de um inquérito crime em investigação autuado por tráfico de armas, tendo sido dado cumprimento a 1 mandado de busca domiciliário e 2 mandados não domiciliários.
A execução dos mandados teve a colaboração pericial do Departamento de Armas e Explosivos da Polícia de Segurança Pública.
A ASAE tem por missão a fiscalização e prevenção do cumprimento da legislação reguladora do exercício das atividades económicas, nos setores alimentar e não alimentar, bem como a avaliação e comunicação dos riscos na cadeia alimentar, sendo o organismo nacional de ligação com as suas entidades congéneres, a nível europeu e internacional.