Pplware

Como surgiu a Internet?

A Internet foi das maiores invenções tecnológicas da história da Humanidade. No mundo digital, o papel e a caneta deram lugar ao computador equipado por um monitor, teclado, rato, etc, e todos os conteúdos são agora facilmente acedidos através daquilo que o próprio monitor mostra.

A Internet permitiu ter acesso à informação numa questão de segundos, em qualquer parte do Mundo e Castells (2001) defende que a Internet é pioneira na comunicação de muitos para muitos, e fundamental para o Terceiro Mundo.

Mas como surgiu este serviço?


Castells, autor do livro, ‘A Galáxia Internet’ (2001) indica que a Internet surgiu exactamente em Setembro de 1969 através da ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network), uma rede de computadores estabelecida pela ARPA(Advanced Research and Projects Agency).

A ARPA foi fundada foi o objectivo de mobilizar recursos provenientes essencialmente do mundo universitário, de forma a acabar com a superioridade tecnológica militar existente na União Soviética que, em 1957, havia lançado o primeiro Sputnik.

Por sua vez, a ARPANET iria repartir o tempo de trabalho online dos computadores existentes nos vários centros de informática interactiva e nos grupos de investigação da agência. No entanto a Internet não surgiu apenas quando a ARPANET foi criada, mas deu o impulso e foi o motor para a dimensão da rede que hoje existe.

Após verificar a sua funcionalidade, a ARPANET foi ligada a outras redes de computadores da ARPA como a PRNET e a SATNET e assim apareceu o conceito de rede de redes.

Em 1975 a DCA (Defense Communications Agency), obtém a ARPANET e a evolução e desenvolvimento levou ao aparecimento de outras redes. No ano de 1990, a grande maioria dos computadores dos Estados Unidos da América estavam já preparados para funcionar em rede.

O serviço mais conhecido e que associamos mais rapidamente quando falamos em Internet é a WWW (World Wide Web), que foi criado por Berners-Lee com o principal objectivo de melhorar o sistema de comunicação do CERN (European Organization for Nuclear Research), sediado em Genebra.

A principal função do World Wide Web é a partilha de informação e a ligação entre si de diversas fontes de informação, através de um sistema interactivo de computação.

Por volta dos anos 90, a Internet encontrava-se já privatizada e a sua ligação à rede podia ser efectuada em qualquer rede informática a partir de qualquer ponto do planeta. A WWW estava disponível para funcionar com qualquer software à disposição dos utilizadores. Castells ainda refere que a Internet teve o sei início oficial no ano de 1995, mas já estava na mente dos informáticos deste os anos 60, pois em 1969 já se haviam estabelecido redes de comunicação entre computadores.

 

Estatísticas Actuais

As estatísticas actuais (as mais recentes datam 31 de Dezembro de 2011), mostram bem o potencial e impacto que a Internet tem na vida e quotidiano da população a nível global. Podemos verificar que somos quase 2.267.233.742 utilizadores no total, e que o continente asiático é o que contribui com mais população, sendo a Aceania/Austrália o que menos utilizadores tem a aceder à Internet. Por cá, na Europa somos também bastantes, com 500.723.686 internautas.

Pergunta: Há quanto tempo utilizam a Internet? Como pensam que seria o vosso dia-a-dia sem este serviço?

Nota: Este texto foi retirado da minha dissertação de Mestrado ‘O Facebook e os Estudantes Universitários – Funções, Interacções e Contrubutos da Rede Social’

Exit mobile version