O Cartão de Cidadão tem de ser renovado quando perde a validade ou se alteram dados pessoais que constem do cartão (exceto a morada). A renovação pode ser feita de três formas: automática, online ou presencialmente.
Para quem precisar de renovar o Cartão de Cidadão sem sair de casa saiba o que tem de fazer.
A renovação online do Cartão de Cidadão pode ser feita por cidadãos com 25 anos ou mais, desde que cumpram os requisitos necessários. De relembrar que os cartões de cidadão expirados a partir de 24 de fevereiro de 2020 continuam válidos até 31 de dezembro de 2021.
Para renovar o Cartão de Cidadão através da internet (ou num Espaço Cidadão) precisa de cumprir os seguintes requisitos:
- o cartão a renovar ter sido pedido antes de 1 de outubro de 2017
- as impressões digitais do/a titular existirem no sistema dos serviços do IRN
- Documento válido ou que tenha caducado há menos de 30 dias
- autenticação feita através de Chave Móvel Digital ativa ou um Cartão de Cidadão dentro da validade (com os códigos PIN e um leitor de smartcard).
Como renovar o Cartão de Cidadão ?
Para renovar o documento basta que aceda aqui. Depois é só validar se todos os dados estão corretos.
Pode ainda indicar o motivo da renovação do documento (isto caso a renovação não seja pelo facto de o cartão ter expirado). É possível indicar que foi por perda, furto ou roubo e destruição.
De referir ainda que é possível alterar o seu apelido, alterar a morada e alterar dados de contacto.
Para saber todos os passos que tem de realizar, veja o seguinte vídeo.
Depois do processo de renovação realizado e indicação do local de levantamento, proceda ao pagamento. Poderá consultar também o processo de emissão online.
Relativamente ao preço, pode consultar nas tabelas seguintes. Há preços para quando é o fim de validade do documento ou então no caso de perda, destruição, roubo ou furto.