O programa Vale Eficiência abriu uma segunda fase e pretende entregar, até 2025, 100 mil vales a famílias economicamente vulneráveis que habitem em edifícios em situação de pobreza energética. Saiba como pedir o seu vale eficiência que pode ir até aos 3900 euros.
O Programa Vale Eficiência destina-se a beneficiários da tarifa social de energia elétrica ou de prestações sociais. Este programa abriu a 20 de novembro.
As candidaturas dirigem-se a beneficiários da tarifa social de energia elétrica ou que pertençam a um agregado familiar em que pelo menos um dos membros seja beneficiário de uma das seguintes prestações:
- complemento solidário para idosos;
- rendimento social de inserção;
- pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez;
- complemento da prestação social para a inclusão;
- pensão social de velhice ou subsídio social de desemprego.
O beneficiário pode receber até três Vales Eficiência, no valor máximo de 3900 euros, sendo-lhe atribuído um Facilitador Técnico que apoiará o processo.
Vale Eficiência: como se candidatar?
A candidatura a este apoio é feita via portal do Fundo Ambiental ou através dos balcões nas Juntas de Freguesia. Caso faça online, basta que aceda a este formulário. No caso de dúvida, pode sempre ler toda a documentação que está disponível aqui.