Como sabemos, há despesas que vamos tendo ao longo dos anos que depois podem ser usadas no IRS. O objetivo é aumentar o reembolso, mas para isso é fundamental que as faturas tenham o seu NIF (Número de Identificação Fiscal). Sabe que pode ter um cartão com essa informação?
O NIF – Número de Identificação Fiscal, também referido como Número de Contribuinte identifica uma entidade fiscal contribuinte em Portugal, quer seja uma empresa ou pessoa singular. Este número é utilizado em declarações de impostos (IRS e IRC) para identificar inequivocamente uma entidade, sendo constituído por 9 dígitos. No caso de uma pessoa singular, o primeiro dígito pode ser 1, 2 ou 3.
Este número deve ser associado às suas despesas, para que posteriormente possa usufruir de um maior reembolso de IRS e não só.
Siga os seguintes passos para obter o cartão e-fatura
Com o cartão e-fatura será mais confortável solicitar que a fatura da sua compra seja personalizada com os elementos relativos à sua identificação fiscal. A utilização deste cartão assegura maior confidencialidade à operação, evita erros e acelera o processo de emissão da fatura.
O cartão é totalmente gratuito e pode imprimi-lo as vezes que quiser. Para obter este cartão basta aceder ao portal e-faturas e aceder a Faturas > Consumidor, na zona inferior da página.
O cartão possui um código de barras, que permite obter automaticamente o seu NIF nas empresas que possuam sistemas de leitura ótica de código de barras associado ao seu sistema de faturação.