Pplware

Como montar serviço BOX como disco de rede

Por António Pinto para o PPLWARE.COM Á semelhante ao Dropbox, o BOX.com é um serviço de dados na Cloud. Genericamente o utilizador pode usufruir de 5GB gratuitos de espaço (contra os 2gb que a Dropbox disponibiliza) e podem ainda obter acesso a uma das várias promoções em vigor para iPhone e Android que vos dará um upgrade para 50GB, isto totalmente grátis, para sempre!

Este serviço tem muitas vantagens relativamente ao Dropbox mas tem uma desvantagem: para utilizar o serviço fora do Browser temos de realizar um upgrade à nossa conta (cerca de $19,90/mês)…

De forma a dar a volta a esta limitação vamos configurar o nosso serviço como se fosse uma unidade de rede remota.

Com alguns passos simples e um pouco à imagem no artigo que já foi mostrado ontem, o Otixo, podemos minimizar a falta de um cliente de ligação do nosso sistema ao serviço online. Vamos ver como o fazer.

1. Criar uma conta no BOX.com

Dirijam-se a www.box.com e seleccionem “Sign Ip” (canto superior esquerdo). Agora escolham uma conta “Personal“, e na página seguinte insiram os vossos dados. Confirmem de seguida o link que chegou ao email e façam “Login” na página principal do BOX.com.

2. Mapear unidade de rede no Windows

Nota: Aqui vou utilizar o Windows 7 mas o processo deverá ser idêntico no XP e no Vista.

Abram o “Meu Computador”

O Meu Computador (Windows 7). Com o botão direito do rato cliquem em cima do “Computador” e seleccionem “Mapear Unidade de Rede”

Mapear Unidade de Rede

Na próxima janela escolham “Ligar a um Website que possa utilizar para armazenar os seus documentos e imagens.” (img.3).

3 – Ligar a um Website

Na próxima janela faça “Seguinte” e depois seleccione “Escolher uma localização de rede personalizada” e faça “Seguinte..

4 – Localização Personalizada

Na próxima janela será pedido para inserirem o endereço, coloquem https://www.box.net/dav e primam “Seguinte”.

5 – Endereço do serviço BOX

Finalmente basta indicarem o vosso email (o que utilizaram para registar a vossa conta no Box.com) e a vossa palavra passe. Seleccionem “Memorizar Credenciais” (para que o Windows não volte a pedir cada vez que utilizarem a pasta).

6 – Introduzir Credenciais

Parabéns! Acabaram de configurar o serviço Box.com como uma pasta no Windows. Agora podem utilizar a mesma tal e qual como se fosse uma pasta normal. Tenham em conta que o tamanho máximo de cada ficheiro não pode exceder os 100mb!

Espero que tenha sido útil!


Homepage: Box

Exit mobile version