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Comboios: Serviço Intercidades tem boa qualidade da rede móvel, mas…

Como é serviço de rede móvel no serviço intercidades? Quem usa o serviço Intercidades da Comboios de Portugal (CP), tem a perfeita noção da cobertura da rede móvel. Basicamente há locais onde a rede funciona bem e há outros onde a rede é simplesmente inexistente.

A ANACOM realizou um estudo para avaliar o desempenho da rede móvel prestados pela MEO, NOS e Vodafone no serviço Intercidades da CP – Comboios de Portugal. Conheça os resultados.


O estudo realizado pela ANACOM sobre a rede móvel revela que, apesar de globalmente existir sinal de rádio e elevadas taxas de estabelecimento de chamadas com sucesso (98%) e de terminação bem-sucedida de chamadas (94%), existem algumas zonas da linha em que não existe qualquer uma das redes móveis, nomeadamente nos túneis mais distantes dos grandes centros urbanos e junto ao estuário do Sado.

Os locais em que se verifica a ausência de cobertura de rede móvel e consequente inexistência de serviço móvel impossibilitam, nomeadamente, o acesso ao número de emergência 112 e apresentam-se assim como boas oportunidades de melhoria do desempenho e serviço proporcionado pelas redes móveis da MEO, NOS e Vodafone.

Foram analisados os seguintes troços ferroviários do serviço Intercidades: Lisboa–Évora; Lisboa–Guarda; Lisboa–Beja; Lisboa–Faro; Pampilhosa–Guarda; Porto–Braga; Porto–Guimarães; Porto–Valença; Porto–Lisboa.

No total foram feitas 11 560 chamadas de voz, 11 242 testes NET.mede, e 389 611 registos de sinal rádio, numa extensão de cerca de 5400 km percorridos.

Os principais resultados observados nas medições efetuadas à rede móvel no serviço Intercidades da CP são os seguintes:

O estudo da ANACOM sobre a rede móvel foi feito a pedido da CP.

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