O nosso quotidiano é feito de tarefas, de coisas que temos destinadas para fazer e que muitas vezes precisam de ser geridas para que o que for menos importante não passe à frente do que for urgente.
A verdade é que a nossa memória é traiçoeira e a utilização do bloco de notas está fora de moda, mas há ferramentas muito simples que resolvem todos estes problemas, tanto a nível pessoal como profissional. Conheça o Zenkit.
O Zenkit é um serviço web para gestão de tarefas ou projetos, concebido para agilizar a gestão de qualquer tipo de tarefas, tanto para utilização pessoal como profissional.
As funcionalidades
As lista de tarefas pode ser organizada de diversas formas, com diferentes propósitos, e cada um de nós tem a sua preferência na organização. Por essa razão, o Zenkit é um sistema flexível e pode adaptar-se a diferentes formas de organização de tarefas, por projeto, podendo também ajustar a organização num projeto já criado.
Estão disponíveis as formas de organização mais populares, disponibilizadas nas ferramentas que lideram a indústria, tais como Kanban (como disponível no Trello), Calendário, Tabela (como o Excel), Lista (como o Wunderlist) ou Mapa mental (Mind map).
Já num conceito de trabalho em equipa, as vistas múltiplas permitem que as equipas e os seus membros utilizem a melhor ferramenta para a tarefa em mãos. Por exemplo, a vista Kanban pode ser mais prática para monitorizar o progresso, a vista Calendário para agendar tarefas ou prazos, e a vista Mind map para as reuniões.
Todas estas vistas estão disponíveis na versão gratuita do Zenkit, o que é uma grande vantagem face a outras plataformas. Ainda assim, existem funcionalidades avançadas que estão disponíveis noutros planos de subscrição, tais como:
- Grupos ilimitados
- 50 000 itens
- 6 GB de armazenamento cloud
- Membros ilimitados
- Grupos de email
- Personalização (imagens de fundo, ícones, etc)
- Acesso antecipado a novas funcionalidades
Interface simples e prática
Assim que cria uma conta no Zenkit, pode começar logo por criar um projeto (collection), criar uma equipa ou personalizar o fundo de ecrã na área de trabalho.
Na criação de um novo grupo, é ainda possível importar tarefas a partir de outras fontes, como o Trello, Wunderlist ou um CSV devidamente formatado. Neste caso prático, dado que já existia conteúdo de trabalho no Wunderlist, foi feita a importação de um projeto e tudo ficou devidamente ajustado, desde os membros do projeto, os autores e a alocação nas tarefas, o estado das tarefas, os comentários, entre outros.
Depois é ainda possível fazer diversas ações em cada uma das tarefas, como adicionar campos personalizados, listas de verificação, duplicar, mover, copiar ou mesmo subscrever, para que seja desencadeada uma notificação por email.
A possibilidade de alteração das vistas, como já referido, está disponível com um simples clique a partir da página de projeto.
Aplicações para Android e iOS
A par com a plataforma web, a aplicação Zenkit também está disponível para os sistemas operativos móveis Android e iOS (iPhone e iPad). A organização e interação é fiel à versão web e tudo está otimizado para que todo o trabalho possa ser organizado a partir do dispositivo móvel.
Existem ainda guias em vídeo, para que possa verificar como tudo funciona e conhecer as funcionalidades avançadas, e também uma base de conhecimento, com a explicação de todos os tópicos desta plataforma web.