Pplware

Código fonte da primeira Xbox e Windows NT 3.5 surgem na Internet

A Microsoft sempre foi muito ciente da proteção do código fonte das suas apps e do hardware que cria. Este é o seu maior ativo, por isso deve ser protegido e mantido longe de olhares alheios, para não ser roubado.

É por isso estranha uma informação que agora está a ser veiculada. O código fonte da primeira Xbox e Windows NT 3.5 surgiu na Internet, ficando disponível para todos o analisarem e para perceberem a forma como a Microsoft tratou da sua criação.


As fugas de informação dentro da Microsoft são raras no que toca ao código. Este é mantido em segredo e longe de olhares alheios, para assim estar protegido e garantir que não é copiado e aproveitado por terceiros.

 

Código fonte da Xbox original foi revelado

Ainda assim, e do que foi revelado, existiu uma fuga de informação e o código fonte da primeira Xbox foi partilhado. Este inclui o código fonte do kernel deste equipamento e também algumas ferramentas de emulação e documentação.

Estes dados aparentemente estavam já a ser partilhados há algum tempo entre entusiastas da Xbox, que se dedicavam a explorá-la. Assim, e com a informação a existir há algum tempo, não se espera que surjam novos emuladores.

O Windows NT 3.5 apareceu na Internet

Também nesta fuga de dados surgiu outra informação importante. Falamos de parte do código do Windows NT 3.5, que foi lançado em 1994 e teve suporte até 2001. Não é a versão final, mas sim uma build criada há algum tempo.

Este código fonte inclui todas as ferramentas de compilação necessárias e deve permitir que os entusiastas tenham acesso ao antigo sistema operativo. Dada a idade deste sistema e o facto de estar já abandonado, não existe muita preocupação com problemas de segurança.

A Microsoft já confirmou que estes dados são reais e que irá investigar o caso. Ainda assim, e dado que são ferramentas já com muitos anos de fim de suporte, será mais uma curiosidade que poderá ser avaliada. Servirá principalmente para ver como estes sistemas foram criados.

Exit mobile version