A cloud está paulatinamente a entrar nos hábitos dos utilizadores que fazem do seu computador, smartphone e tablet, além de várias outras plataforma, uma ferramenta indispensável para trabalhar ou para diversão.
Há serviços que se destacam no meio comum, como é o caso do Dropbox. Este serviço popularizou-se pelas suas capacidades de armazenar e partilhar os nossos documentos, fotografias, músicas e uma infinidade de outros conteúdos.
Outro dos populares serviços de cloud é o CloudOn, que agora se juntou ao Dropbox, fazendo deste um dos mais completos serviços de armazenamento na nuvem do mundo.
Mas o que faz do CloudOn um serviço tão apetecível?
Em traços largos, o CloudOn é um serviço que, recorrendo aos dados armazenados na cloud, permite aos utilizadores criar, editar , organizar e partilhar os seus documentos, independentemente da plataforma que estejam a utilizar.
Mais concretamente, de forma remota, permite emular uma área de trabalho Windows com acesso a ferramentas do Office, o Word, Excel e PowerPoint, que pode usar com os seus ficheiros. Então, os utilizadores do iPad, têm uma ferramenta que abre as possibilidades e tudo a uma velocidade fantástica.
Isto é importante, ao ponto de permitir à empresa angariar cerca de 9 milhões de utilizadores, onde 90 milhões de documentos foram editados, criados ou até mesmo partilhados através do CloudOn. Trabalho que foi recompensado, pois esta aplicação conseguiu atingir o top 10 de aplicações de produtividade em 120 países.
E foi também esse trabalho que trouxe a CloudOn a este negócio, à junção com a Dropbox. As duas empresas têm valores semelhantes, isso é óbvio, e com esta parceria o objectivo será trabalhar para melhorar ainda mais a forma como os utilizadores trabalham, armazenam e partilham os seus documentos.
O encerramento da plataforma CloudOn está marcado para 15 de Março de 2015, data que o serviço estará completamente integrado com o Dropbox. Mas até lá, o CloudOn também não estará a aceitar novos registos, garantindo apenas o serviço aos actuais utilizadores registados.
Quanto aos utilizadores do Dropbox, a partir de Março deste mesmo ano, poderão esperar por novas funcionalidades que irão permitir manipular os seus documentos na nuvem de forma mais rápida, simples e eficaz. Fiquem atentos!
Por Hugo Sousa para Pplware