Pplware

Cibersegurança: sabe o que são IOCs? Veja um exemplo

Na área da cibersegurança, tal como em outras áreas, há diferentes termos que não fazem propriamente parte da sociedade em geral, mas sim de pessoas mais especializadas.  Já ouviu falar em IOC (ou Indicator of Compromise, em inglês)?


Um IOC é um indicador de comprometimento — ou seja, qualquer evidência observável de que um sistema ou rede possa ter sido comprometido por uma ameaça ou ataque. Os IOCs são usados por equipas de segurança para detetar, investigar e responder a incidentes de segurança. Ferramentas de SIEM, EDR, firewalls e antivírus podem usar listas de IOCs para bloquear ou alertar sobre atividades suspeitas.

Exemplos comuns de IOCs

Vamos a um exemplo…

O SIEM (ex: Splunk, QRadar, Elastic) disparou um alerta tendo sido gerado o seguinte log “Ligação de saída para o IP 185.243.115.23 detetada a partir de uma workstation interna.”  A equipa analisa o tráfego e vê que o utilizador “ana.xpto@empresa.pt” recebeu um email com um anexo .docm. Na análise do documento é verificado que tem macros maliciosas que, ao serem ativadas, fizeram o seguinte:

Durante a análise, foram recolhidos os seguintes IOCs:

Um IOA (Indicator of Attack) — ou Indicador de Ataque — é diferente de um IOC. Enquanto um IOC mostra que algo já aconteceu, um IOA foca-se em identificar o comportamento ou a intenção do atacante em tempo real ou antes do impacto total.

Exit mobile version