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Cibersegurança no Ensino Básico e Secundário em Portugal?

Foi publicado o Estudo sobre a Educação para a Cibersegurança no Ensino Básico e Secundário em Portugal, realizado pela Universidade do Porto para o Observatório de Cibersegurança do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS). Conheçam os resultados.


Cibersegurança deve ser mais ampla e integrada

O documento faz o mapeamento das iniciativas, programas e conteúdos curriculares de cibersegurança no ensino básico e secundário em Portugal, comparando essas práticas com outros países da União Europeia e identifica algumas recomendações.

Este estudo incluiu a análise de documentos estratégicos, livros didáticos e uma pesquisa feita com Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas em nível nacional, para identificar as iniciativas desenvolvidas e a frequência com que a segurança cibernética é abordada nas disciplinas. Além disso, foram realizadas entrevistas com professores e outros atores relevantes, com o objetivo de levantar as perspectivas sobre as práticas escolares e as necessidades na educação em segurança cibernética, permitindo, dessa forma, ter uma visão detalhada da situação atual e das lacunas existentes.

Numa perspectiva de futuro, e de acordo com os dados analisados, o estudo identifica algumas recomendações:

O estudo completo pode ser consultado aqui. Consulte também a versão do estudo em 15 minutos.

 

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