Pplware

Chrome OS irá ter acesso remoto a outros SO’s

Apesar de na teoria o conceito por detrás do Chrome OS ser bastante promissor, a verdade é que na prática traz alguns desafios para a Google e para quem está habituado a um sistema operativo vulgar. O paradigma de utilização de aplicações Web pode servir os hábitos mais básicos de tarefas realizadas pelo utilizador, mas e para todas as outras tarefas mais avançadas?


Para resolver esta limitação (se assim a pudermos designar) a Google está a trabalhar numa tecnologia com nome de código “Chromoting”.

Mas o que é e para que serve?

O Chromoting será um processo a correr algures no Chrome OS, que permite aceder a aplicações noutros sistemas operativos como Windows, Linux ou Mac. Mas deixemos o engenheiro de software Gary Kačmarčík, explicar melhor este novo paradigma através do email que enviou para uma mailing list:

“Com esta funcionalidade o Chrome OS não será apenas uma magnífica plataforma para correr aplicações Web modernas, como lhe poderá permitir aceder a aplicações legadas de PC, dentro do próprio browser”

No mail Kačmarčík, refere ainda que esta funcionalidade será em tudo semelhante à tecnologia de Remote Desktop utilizada pela Microsoft na sua família de sistemas operativos Windows.

Os curiosos da plataforma, decidiram analisar o código do projecto Chromium OS, que é a incubadora do novo sistema operativo cloud da Google e descobriram alusões a várias entradas com a designação “chromoting plug-in”. Se formos a ver, não se trata de algo de novo, o serviço LogMeIn que já apresentámos anteriormente e já faz isso.

O mais provável é que a Google inclua esta funcionalidade como um pequeno plugin para o Chrome OS, disponível em separado e facilmente instalável e do lado do computador com um sistema operativo convencional, o utilizador seja capaz de instalar uma aplicação para estabelecer esta comunicação. De qualquer forma neste aspecto do plugin, apenas podemos especular já que não foram expostos mais detalhes.

Parece-nos uma funcionalidade em que a Google pisca o olho ao mercado empresarial. Estamos a imaginar o típico homem de negócios com uma necessidade de mobilidade elevada, levando com ele a simplicidade de um sistema web onde pode ver os seus emails, gerir os seus contactos tudo num leve netbook e todas as funcionalidades mais complexas, estarão sempre à distância de um simples “remote desktop”. The Register

Exit mobile version