Chatroulette é como que uma roleta-russa de chats que liga pessoas de qualquer ponto do mundo com ou sem webcam ligada. Foi criado por um estudante russo de 17 anos, Andrey Ternovskiy, em Novembro de 2009, e já se trata do novo vício da Internet, pois tem cada dia mais adeptos, tendo já atingido mais de 35 mil utilizadores em simultâneo.
O principal objectivo deste site que permite que as pessoas entrem em comunicação com outras aleatórias, foi o de possibilitar conversas virtuais a pessoas de todo o mundo.
Quem quiser experimentar, basta entrar no Chatroulette, optar por ALLOW, para a nossa Web ser ligada, ou DENY para declinar essa opção.
A seguir basta clicar em PLAY para sermos ligados a um estranho de qualquer ponto do mundo, pronto a conversar. Caso esta não seja do nosso agrado, nada mais simples que um NEXT, para o substituir por outro, completamente aleatório.
Por não ser necessário registo e não ter qualquer controlo, é um site bastante aliciante para quem gosta deste género de aventura.
Ainda assim, o Chatroulette já foi alvo de críticas, que o designam como uma porta aberta a pedófilos e criminosos virtuais. No entanto Andrey refere que, apesar do objectivo principal, é um site que “pode ser usado de formas ilegais”.
No entanto, muita coisa estranha se vê pelo Chatroulette, apesar de a página informar que o serviço “não tolera a transmissão de material obsceno, ofensivo e pornográfico”, permitindo mesmo aos utilizadores fazerem queixa nestas situações.
E, apesar de referir que é proibido a menores de 16 anos, qualquer um pode entrar e clicar e PLAY.