Os esquemas fraudulentos estão por todo o lado e é preciso mesmo muito cuidado onde se clica, ao que se responde, que dados se fornecem, etc. O Instituto de Mobilidade e dos Transportes (IMT) lançou hoje um alerta de fraude que envolve a carta de condução.
Carta de Condução: Se recebeu SMS apague e informe as autoridades
O IMT alertou hoje para a existência de esquemas fraudulentos relacionados com a obtenção da carta de condução através de SMS ou redes sociais, que prometem a habilitação legal para conduzir a troco de uma soma em dinheiro.
O organismo refere que não efetua a comunicação do pagamento de qualquer um dos seus serviços através destes meios, pelo que não deve proceder, em momento algum, ao pagamento solicitado.
Sempre que estas situações são detetadas, o IMT refere que “são comunicadas às autoridades de investigação para apuramento de responsabilidade criminal. Quando detetar ou se deparar com mensagens suspeitas que indiciam um esquema fraudulento para a obtenção da carta de condução, deve comunicar às autoridades de investigação criminal.”.
O pagamento de quaisquer valores para obtenção de carta de condução falsa, bem como a emissão destas cartas, são crimes puníveis por lei.