A guerra no sub–mundo da informática, já está na estrada. Adversários? Google VS Microsoft. Objectivo? O controlo das imagens e mapas rodoviários.
As frotas destes gigantes já estão nas estradas dos Estados Unidos, pelo controlo das imagens. Imagens essas, que alimentam o Windows Live Local e o Google Maps. São carros equipadas com a mais avançada tecnologia de captação de imagem, capaz de proporcionar aos utilizadores destes serviços uma percepção muito realista.
A Microsoft, decidiu embarcar na disputa pela captação das imagens e está na estrada, com um Chevy Tahoe, um carro equipado com 6 câmaras gigantes e 2 antenas GPS. Comparando, o carro da Microsoft com o do Google, o carro do motor de busca pode não ser tão impressionante, mas qual o mais eficaz?
Cada uma destas empresas, detém, outras empresas – satélites, adquiridas com o propósito de alimentar o software de cada uma. No entanto vou cingir-me exclusivamente ao objectivo deste artigo, a comparação da frota Microsoft com a frota Google.
Ambas usam carros Chervolet, o carro Google é um Cobalt LS, com um motor de 2.2L, o da Microsoft é um Tahoe LS 4.8L e motor V8. No que diz respeito à eficiência no aproveitamento da gasolina o do Google é melhor, pois consome menos dentro da cidade. De acordo com os produtores destes carros o carro da Microsoft não é aconselhável para a captação de imagens na cidade. Para reforçar a eficiência do Cobalt LS, e atribuir pontos extra está a sua reduzida emissão de gases.
Em relação à tecnologia utilizada por cada um, a Microsoft está na vanguarda. O Windows Live Local é actualizado pela Facet Tech, uma empresa que utiliza uma tecnologia de alta definição, na construção de geo – mapas, na qualidade de imagem e cartografia. A mesma afirma que tem em posse 400 terabytes de imagens. O equipamento Microsoft «só de olhar mete respeito», enormes câmaras, com enormes lentes de alta qualidade, mas será este material mais eficaz do que o do Google?
Presume-se que a frota Google, contenha 11 câmaras, de última geração muito evoluída, capazes de captar 30 imagens por segundo, em 360 graus, produzindo imagens com uma resolução de 1024×768, imensamente grandes. Ao serviço da frota Google e responsável pelas imagens está a empresa Immersive Media.
Vencedor, é claro que não existe, o que podemos salientar é a enorme operação que cada uma destas empresas está a por em prática, para servir da melhor maneira os utilizadores destes softwares. Resta esperar e avaliar a qualidade e a eficiência de cada uma destas frotas. Aos olhos dos especialistas do Gizmodo, o carro Google parece utilizar um equipamento mais simples e elegante, mas será mais eficaz do que o da Microsoft?
Perguntas, que só os utilizadores e leitores do Peopleware poderão responder!