Pplware

Bíblia mais antiga do mundo é publicada online

A British Library planeia publicar na sua totalidade o Codex Sinaiticus, um texto do século IV escrito em grego, no seu website. Outras partes como o Evangelho segundo Marcos e o Livro de Salmos também foram publicados. Prevê-se que todo o manuscrito seja publicado no prazo de um ano.

Existem pela Internet imensas traduções do Codex Sinaiticus, mas nunca foi possível mostrar ao público as imagens do manuscrito.

O Codex contém tudo acerca do Novo Testamento, mas também parte do Velho Testamento e tinha originalmente todo o texto da Bíblia Cristã. O manuscrito contém ainda os Livros Apócrifos, 14 livros do Velho Testamento geralmente omitidos da Bíblia Protestante. Foram incluídos também textos cristãos muito antigos.

A British Library planeia demorar 3 anos para digitalizar o livro com 1600 anos, um trabalho duro já que as diferentes partes do manuscrito estão espalhadas por 4 países, Reino Unido, Rússia, Alemanha e Egipto, onde fotógrafos tiraram fotografias digitais para que esta publicação fosse possível.

O texto completo jazia no Mosteiro de Santa Catarina, em Sinai, no Egipto, antes de ter despertado a atenção de um estudioso alemão, Constantine Tischendorf, no século XIX. Este levou partes do manuscrito para a Alemanha e Rússia. A British Library comprou mais tarde algumas centenas de páginas aos russos.

O site, a caminho de se tornar completamente operacional, irá mostrar fotografias de cada página do manuscrito, juntamente com traduções em inglês e alemão. Haverá ainda uma função para pesquisa. CNN

Homepage: Codex Sinaiticus

Exit mobile version