Ontem anunciámos aqui que está em aberto uma oferta de 50GB de armazenamento na cloud para dispositivos Android da marca LG. Os mesmo já se passou para iOS e sem dúvida que isso é um forte incentivo para adesão ao serviço.
Após uma pergunta curiosa de um leitor, lembrei-me do que já fiz várias vezes nos meus dispositivos Android: fazê-los passar por outros, de marca e modelo diferentes, com a simples edição de um ficheiro. Antes de avançar verifiquei que a aplicação Box não requer quaisquer permissões de identidade e a identificação do método por ela usado foi óbvia para mim. Saiba como o fazer.
Requisitos
Primeiro que tudo, é necessário ter um dispositivo Android com a versão 2.1 ou superior, para que a aplicação funcione e possa activar os 50GB do Box.com em qualquer conta de email (válido para os amigos 🙂 ).
Como é necessário modificar um ficheiro do sistema (de modo a camuflar a marca/modelo do dispositivo), é necessário ter permissões de acesso “root” para o fazer. Se o seu dispositivo Android ainda não tem acesso “root”, saiba o que envolve esse processo e quais os benefícios e consequências, tudo referido neste artigo: “root” no Android – Um mundo recheado de funcionalidades. Se decidir avançar com o desbloqueio de acesso “root” terá de usar o amigo Google pois, como há diferenças entre dispositivos, não será abordada aqui qualquer instrução acerca disso. Relembro que existe a aplicação Z4root capaz de o fazer de forma bastante simples em alguns dispositivos.
Para poder editar o ficheiro deve ter uma aplicação capaz de o fazer com permissões “root”. Existem várias disponíveis no Market. Eu utilizo o Root Explorer, que é paga, mas existem algumas gratuitas como o Root Browser Lite que faz esse trabalho na perfeição e que utilizei para explicar o método.
Método
Para identificar o meu Android como sendo LG, usei a “impressão digital” do LG P990 (LG Optimus/Maximo 2X). O ficheiro que contém essa informação é o build.prop
e encontra-se em /system/build.prop
.
Após ter todos os requisitos referidos acima, deve:
- Abrir a aplicação Root Browser Lite e na questão Root User premir Yes para que as funcionaldades de acesso “root” sejam activadas. Se seguida é automaticamente chamada a aplicação “Superuser” e devem ser dadas permissões. Se preferir não ter de as dar várias vezes, marque a caixa Lembrar.
- Navegar até à pasta
/system
e fazer um clique longo sobre o ficheirobuild.prop
. De seguida deve ser escolhida a opção Open in text editor e, no meu caso, aparecem vários editores. Seleccionei Text Editor. - Editar a seguinte variável, substituindo o seu valor pelo referido:
ro.product.manufacturer=lge
- De seguida basta premir a tecla retroceder, de forma a esconder o teclado, e premir Save. O ficheiro é guardado e é criada uma cópia de segurança do ficheiro original, com o nome
build.prop.bak
, para que depois possa reverter facilmente o processo, bastando para isso (no final de activar os 50GB na conta do Box.com) eliminar o ficheirobuild.prop
e mudar o nome dobuild.prop.bak
parabuild.prop
- Reiniciar o dispositivo.
- Instalar a aplicação Box. Pode utilizar as ligações disponibilizadas abaixo.
- Abrir a aplicação Box e pode agora registar uma nova conta ou actualizar a conta que já tem para que fique também com 50GB, bastando para isso fazer Log In normalmente. Verá a seguinte mensagem:
- Feito.
O processo pode parecer complicado mas, caso já tenho acesso “root” no seu Android, é extremamente simples e rápido. Note que, se já tiver uma conta no serviço Box, é possível fazer upgrade e aumentar o espaço de armazenamento para 50GB, bastando para isso fazer Login a partir da aplicação Box no Android. É válido para qualquer conta e para quantas contas quiser.
O Pplware e o autor deste artigo, Hugo Cura, não se responsabilizam por
quaisquer danos causados por instruções, inerentes ao artigo ou aos
comentários, que possam resultar na perda da garantia ou mau funcionamento do equipamento.