Pplware

Backupify – Cópias de segurança na Cloud

A Cloud está na moda. Tudo gira em torno de um suposto mundo na nuvem, onde o chão é virtual e os dados gravitam num pretenso ambiente seguro. Mas e se invadirem a cloud? Se apagarem os dados das nossas redes sociais ou mesmo de serviços como o Gmail ou o WordPress? Quem nos garante o serviço de restauro?


Posso estar enganado, mas se isso acontecer azar de quem perdeu os dados. Não estou a ver o Google, por exemplo, a restaurar anos a fio de mails que tenho nas minhas contas. Só me resta acautelar de alguma forma esse e outros serviços.

Começamos a depender de serviços “do além” sem termos a real noção da sua importância no nosso dia-a-dia, cada vez mais as pessoas dependem de redes sociais como o Twitter ou o Facebook… canais para propagar e para apimentar as vidas e os “negócios” de muita gente.


Backupify é uma ferramenta que permite a criação de cópias de segurança de mais de uma dúzias de serviços online.

Serviços suportados:

Alguns destes serviços estão em fase beta, provavelmente ainda não terão uma performance como deveriam ter, no entanto podem experimentar para verem o seu funcionamento.

Por falar em funcionamento: este serviço é simples, escolhemos o serviço que queremos salvaguardar, permitimos o seu acesso ao mesmo, colocando as nossas credenciais e escolhemos o método de cópia para cada serviço. Depois podemos ser notificados periodicamente das cópias executadas.


Obviamente não será um serviço totalmente imune ao “apagão”, caso este venha a  acontecer na Cloud… pois também faz parte. Mas pode proteger os nossos dados se uma conta for atacada e o atacante tenha destruído a informação dessa nossa conta do Twitter, do Facebook.. ou de outro qualquer serviço.

Façam a vossa inscrição gratuita até 31 de Janeiro e usem à vontade. Já não é mau de todo ter este serviço, pelo menos não perdemos tudo.


Homepage: Backupify

Exit mobile version