A Internet é hoje o local para disponibilizar os mais diversos serviços aos cibernautas. No meio de tanta oferta, existem alguns serviços que recorrem à pirataria para ganhar rapidamente o seu espaço e até, quem sabe, trazer algum retorno financeiro para os autores.
O Aurous é um estilo de “Spotify pirata” e foi recentemente processado pela RIAA (Recording Industry Association of America).
Ao estilo do Popcorn Time mas virado para o segmento áudio, o Aurous tem como base a tecnologia P2P para a partilha dos mais diversos conteúdos. Actualmente estão disponíveis players para Windows e OSX, Linux e, segundo o autor, Andrew Sampson, trata-se de um serviço legal uma vez que o conteúdo é recolhido do Youtube, Pandora, SoundCloud, Spotify, entre outros.
Apesar da convicção do autor do serviço, a RIAA (Recording Industry Association of America) já informou que vai processar o serviço por violação dos direitos de autor. Segundo a acusação, todo o conteúdo áudio tem como origem os sites russos Pleer e VK ou MP3WithMe e MP3Skull.
O Aurous encontra-se ainda numa fase beta mas são muitos os conteúdos já disponíveis e de excelente qualidade. É simples de usar, não tem publicidade e permite até importar playlist. O utilizador pode facilmente procurar uma faixa de áudio e gerir toda a sua biblioteca.