Com as redes sociais, apareceram também os “influenciadores digitais”, que, na prática, são pessoas com muitos seguidores que, tal como o nome sugere, têm a capacidade de “influenciar”. A União Europeia tem uma preocupação!
Influenciadores Digitais devem estar esclarecidos sobre impacto da desinformação…
De acordo com as informações mais recentes, a UE quer que influenciadores digitais estejam esclarecidos sobre impacto da desinformação.
Nesse sentido, o Conselho da União Europeia (UE) “convida a Comissão a explorar formas de apoiar os influenciadores a nível da UE, nomeadamente através de uma abordagem política coerente centrada na literacia mediática e no comportamento responsável em linha, bem como a utilizar os fundos e programas comunitários existentes em matéria de educação para os meios de comunicação social“.
O Conselho considera que os influenciadores necessitam de“competências de literacia mediática para compreenderem o potencial impacto negativo da partilha de informação errada e desinformação, do discurso de ódio em linha, da ciberperseguição e de outros conteúdos ilegais ou nocivos“.
A UE sublinha que uma das maiores preocupações é o aumento do número de ‘kidfluencers’, que são influenciadores com menos de 18 anos e a necessidade de os pais, tutores e cuidadores os protegerem.