Chegou ao conhecimento da Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) que detentores de um animal desaparecido, que tinham divulgado o desaparecimento em redes sociais, receberam chamada telefónica. Tenham cuidado, é burla!
Segundo informações, na chamada há alguém que se intitula como médico veterinário, que informa que o animal foi encontrado e que necessita de cuidados médicos urgentes. Para prestar assistência clínica, solicita aos detentores o imediato pagamento de determinada quantia.
Segundo a OMV, antes de proceder ao pagamento de qualquer quantia deverá:
- 1. Pedir o nome e o número da cédula profissional do médico veterinário e nome do Centro de Atendimento Médico-Veterinário (CAMV) em que trabalha.
- 2. De seguida, deverá verificar no site da OMV em “Pesquisa Membros – OMV – Ordem dos Médicos Veterinários” se se trata de médico veterinário inscrito e contactar o CAMV (certificando-se de que o número de telefone corresponde ao do CAMV) para confirmar a informação transmitida na chamada telefónica.
- 3. De preferência, desloque-se presencialmente ao CAMV para poder tomar conhecimento direto da situação.
Caso constate ter sido vítima de tentativa de burla e pretenda apresentar queixa, registe o número do contacto recebido e contacte uma entidade policial.
À TSF, o bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários, Pedro Fabrica, explica que os burlões aproveitam-se dos dados colocados em anúncios dos donos para simular que “o animal está na clínica e que precisa de uma cirurgia de emergência”, exigindo um pagamento por MB WAY para que os supostos cuidados sejam prestados.