As burlas informáticas são uma realidade em Portugal e o número de fraudes tem vindo a aumentar bastante. Os ataques com recurso a técnicas de Phishing têm sempre uma elevada percentagem de sucesso para os atacantes. Esteja atento às mensagens em nome da EDP.
Burlas: 2023 registou um aumento de 151% face ao igual período de 2022
Segundo refere o Diário de Notícias, o número médio de casos reportados em agosto de 2023 registou um aumento de 151% face ao igual período de 2022. Uma das ameaças mais frequentes em Portugal chega por e-mail e SMS às vítimas. Com recurso a técnicas de Phishing, os atacantes criam “esquemas” para tentar burlar (roubando dados e até dinheiro).
Em declarações ao JN, a EDP Comercial esclarece que “mais de 95% dos clientes que reportam a situação à EDP fazem-no sem avançarem com o pagamento da alegada dívida, não sendo, por isso, prejudicados”.
A EDP Comercial refere que envia com regularidade mensagens de segurança a grupos de clientes que considera mais vulneráveis, reforçando essas medidas em zonas onde começam a ser detetadas fraudes. “Sempre que é informada de um caso, a EDP aconselha o cliente a apresentar uma queixa de burla à polícia e a contactar de imediato o seu banco”, realça.
A EDP recomenda os seus clientes a contactar a sua linha de atendimento, 808 53 53 53, caso suspeitem da veracidade de alguma mensagem recebida.