Nos últimos anos são inúmeros os esquemas fraudulentos que circulam. Em 2017 alertamos aqui para a denúncia de utilizadores que estavam a receber chamadas de números internacionais desconhecidos.
Recentemente a ANACOM voltou a alertar para chamadas de números internacionais desconhecidos que podem esconder esquemas fraudulentos.
Chamadas de números internacionais podem “cobrar” valor acrescentado
Se receber chamadas e toques de números internacionais que não conhece (números começados por “00” ou “+” e o indicativo do país) não atenda e não devolva a chamada. Pode tratar-se de um esquema fraudulento dirigido aos utilizadores do serviço telefónico, com o intuito de os levar a devolver a chamada e, assim, cobrar-lhes um valor que pode ser elevado.
Segundo a ANACOM, os países de origem e os números utilizados para a prática deste crime vão variando e, por essa razão, bloquear os números não resolve totalmente o problema. O seu operador também não pode impedi-lo de receber chamadas internacionais de um determinado país, pois não é possível distinguir uma chamada legítima de uma fraudulenta.
No caso de atender uma chamada nacional ou internacional e suspeitar que se trata de uma chamada de vishing, desligue a chamada sem interagir com o interlocutor. Nunca facilite o acesso aos seus equipamentos a pessoas que não conhece, nem forneça dados pessoais.
Se suspeitar que pode estar em causa a prática de um crime, deverá apresentar queixa junto da Polícia de Segurança Pública ou da Guarda Nacional Republicana da sua área de residência. Em alternativa, pode contactar diretamente o Ministério Público ou o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) junto do tribunal da área onde os factos se verificaram, uma vez que a ANACOM não tem competências para investigar este tipo de situações.