Pplware

Ataques de DDoS cresceram 70% este ano

Os ataques de DDoS têm sido a ferramenta mais usada para deitar abaixo sites e serviços na Internet. Em poucos minutos e com as botnets certas poucos são os que resistem.

Se há poucos anos,  estes ataques eram poucos e com um volume reduzido, os ataques DDoS têm crescido e escalado. No último ano a utilização destes ataques cresceu mais de 70%.

A Akamai revelou recentemente o seu relatório trimestral sobre ataques e segurança e nele está claro que os ataques de DDoS estão a crescer a um ritmo demasiado elevado.

O crescimento dos ataques DDoS

Segundo os números da empresa a utilização de DDoS cresceu 71% nos últimos 12 meses, batendo recordes anteriores, tendo também aumentado a sua escala e poder destrutivo. Os recentes casos mostram que é cada vez mais simples criar estes ataques e que os equipamentos IoT são alvos que podem facilmente ser recrutados.

A origem dos ataques DDoS

Algo que o relatório da Akamai também revelou foi a origem destes ataques distribuídos. As principais fontes destes ataques são agora 3 países.

A China está a liderar a lista dos países, com 30% dos ataques a serem responsabilidade sua. Os Estados Unidos e o Reino Unido seguem nas posições seguintes nesta lista, com 22% e 16%, respectivamente.

A utilização de dispositivos ligados à Internet, e que não têm os padrões mínimos de segurança, reforçam estes ataques e potenciam o seu grau de impacto.

Estes são números preocupantes que mostram cada vez mais destes ataques que conseguem ser destrutivos e deixar inoperacionais sites e serviços durante dias.

Akamai

Exit mobile version