Pplware

Apps nativas vs Web apps: Quais devo escolher?

Web apps ou apps nativas? Qual a melhor abordagem? Que argumentos favorecem cada uma? Haverá uma tendência? São complementares ou concorrentes? A pergunta faz sentido? E se só houver orçamento para uma?

Este é um tópico muito discutido por empreendedores, gestores, marketeers e equipas de software. Tentemos colocar alguma luz na questão.

Uma web app é uma aplicação desenvolvida inteiramente para a web, isto é, para correr num browser, ao passo que uma app nativa é instalável, tendo sido desenvolvida com uma plataforma/S.O. de destino (ex. Android, iOS, Windows). Ambas podem ter versões mobile e desktop, mas centremos a nossa análise no mobile. O Gmail e o Facebook são bons exemplos de uma abordagem plural, tendo web apps e apps nativas.

Devemos começar por analisar pragmaticamente as diferenças entre as duas realidades, sob o ponto de vista de diversos fatores. Tais fatores são amplamente conhecidos e alguns até óbvios, mas é importante refletir e ter uma opinião abrangente aquando de uma decisão deste género.

Em resumo:

Em desktop muitas apps migraram (algumas quase de vez) para a web (email, chat, editor de texto, até IDEs…); irá acontecer o mesmo em mobile? Parece não haver um padrão entre os dois mundos. A quantidade (na ordem das centenas de milhar) de apps nas respetivas lojas é um sinal do seu valor. Por outro lado, desenvolver uma só web app e ela estar disponível tendo apenas um browser tem um peso elevado na balança. Muitas vezes, o ideal é ter ambas as versões mas nem sempre isso é possível, ou pode nem fazer sentido.

Apps nativas ou web apps? Em conclusão, depende do caso. O ideal é ter ambas (complementares ou similares), mas se só puder apostar numa, deve analisar os fatores enumerados e concluir qual caso lhe trará mais valor no final. Para tal, pese as vantagens de cada caso e pense como podem potenciar o seu produto; analise as desvantagens e veja se o podem impedir de existir.

Parece haver mais desafios técnicos do lado web, embora a tendência seja isso se esbater. Feitas as contas, a pergunta parece ser: prefere suportar uma só plataforma muito bem ou muitas plataformas não tão bem (assumindo um esforço de desenvolvimento semelhante)?

Os recursos disponíveis são importantes, mas no “fim do dia”, quem “manda” é o utilizador e as necessidades do negócio. Uma coisa é certa: não há uma abordagem universal e definitiva e provavelmente não haverá tão cedo. Mesmo que houvesse uma tendência, seria muito improvável um dos tipos deixar de fazer sentido.

Nota: não estamos a falar de abordagens do tipo PhoneGap ou Xamarin (será deixado para outro artigo). Por outro lado, também não estamos a falar de websites (nesse caso a dúvida é se o site deve ser responsive ou haver um site alternativo, mas isso é outra discussão); estamos sim, a falar de web apps, também conhecidas por RIA (ex. o Google Docs, o Google Maps, o Trello). Uma RIA é uma aplicação que corre no browser, oferecendo capacidades gráficas ricas, semelhantes às de desktop. Apps para o browser que usem HTML, CSS e JavaScript também se enquadram (ex. apps para o Google Chrome).

Tem argumentos aqui não considerados? O que diz a sua experiência? O que prefere como utilizador?

Exit mobile version