Hoje resolvemos mudar um pouco a nossa rubrica de vídeos de tecnologia e como tal não vos trazemos uma publicidade. Vamos trazer sim uma “realidade”. E vão ver que vale a pena.
Vamos falar do serviço disponibilizado pelo site AppBrain a todos os utilizadores de telefones com Android. Vão adorar saber que já podem instalar aplicações nos vossos telefones através do vosso browser. Vejam o vídeo para que vos apresente o serviço.
Como puderam ver o AppBrain passou a disponibilizar um serviço que de forma simples envia as aplicações que pretenderem para o vosso Android.
Para quem não conhece, o AppBrain, é um local onde os utilizadores de Android podem descobrir aplicações para o sistema operativo do seu telefone. As aplicações podem ser pesquisadas e estão também ordenadas por funcionalidades e categorias. Para acederem a todas as funcionalidades do AppBrain os utilizadores devem realizar um registo, que pode ser feito com a sua conta de Google (Gmail).
Para além de poderem recolher informações sobre as aplicações podem ainda ler comentários dos utilizadores e ver as reviews que estão no Android Market. O AppBrain vem colmatar uma falha que a Google tem no seu Maket e que é a possibilidade dos utilizadores navegarem fora do seu telefone pelas aplicações disponíveis.
Até agora, sempre que um utilizador encontrava uma aplicação que pretendia instalar no seu telefone, bastava que escolhe-se a opção de instalar e, em conjunto com o software AppBrain App Market que estaria instalado no telefone, as aplicações eram instaladas.
Na verdade as aplicações nunca estão do lado do AppBrain e continuam a ser instaladas através do Android Market. O que existe é um reencaminhamento do software AppBrain App Market para o link certo de instalação. O AppBrain App Market, em conjunto com a informação que vai sendo actualizada no site, trata também de disponibilizar as actualizações que entretanto surgirem.
Uma das vantagens do AppBrain é o facto de permitir criarmos uma lista do software que temos instalados nos nossos Android’s, o que permite também um método fácil de recuperarmos as aplicações do nosso telefone em caso de problemas.
Mas agora os programadores do AppBrain resolveram inovar e criaram uma forma de podermos instalar aplicações directamente do nosso browser. Basta navegarmos pelo site AppBrain e escolhermos a aplicação que pretendemos. Quando indicarmos que deve ser instalada, em vez de ser enviada para posterior instalação via AppBrain App Market, é enviada directamente para o telefone e é instalada.
Esta funcionalidade é apenas possível graças à aplicação Fast Web Installer. Tal como mostrado no vídeo inicial a forma de instalar passou a ser ainda mais simplificada. Basta achar e mandar instalar.
Depois de instalada a aplicação apenas vão ter de colocar os dados da vossa conta do site AppBrain e o processo fica terminado. Sempre que existir uma nova aplicação a ser instalada o telefone é contactado e o processo de instalação inicia-se. E sempre recorrendo ao AppBrain App Market. Curiosamente não vai ser apresentada no telefone qualquer mensagem de sistema a pedir autorização para a instalação. Esse passo do processo foi tratado já no AppBrain. Apenas vão notar o processo de instalação na barra superior do vosso Android e na mensagem de sucesso de instalação. É um processo totalmente automático!
De salientar que para terem a integração total entre o site AppBrain e o vosso telefone, deve, ter uma conta criada e terem instalado o AppBrain App Market e o Fast Web Installer.
Para instalarem as aplicações basta que apontem o vosso leitor de códigos QR para os códigos abaixo ou pesquisem por AppBrain e por Fast Web Installer.
Ficam agora com uma forma fantástica de instalarem aplicações nos vossos telefone sem terem de andar a testar aplicações de forma “cega” e sem controlo sobre o que fazem. Através do browser tudo fica resolvido.
Deixo aqui uma questão, que me assolou a mente durante a escrita deste artigo, para que comentem e opinem. Toda a informação referente às aplicações a serem instaladas através deste método é trocadas entre o telefone e os servidores da AppBrain. Que métodos estarão a ser utilizados para garantir que essa informação passa de forma cifrada? E se alguém conseguir enviar informação nesse canal e “obrigar” todos os utilizadores a instalarem determinada aplicação mais mal intencionada? No fundo fica sempre esta questão, que formas estão a ser garantidas para que os nossos dados estejam protegidos e o acesso não autorizado aos nossos equipamentos seja prevenido?