Pplware

Android – Google Translate recorre à câmara para traduzir texto

Há várias barreiras entre os seres humanos, desde hábitos a religião, política, etc, e todos têm de aprender a viver e aceitar essas diferenças. Uma outra enorme barreira, o idioma, em muitos casos pode condicionar a comunicação escrita e vocal… é essa a barreira que o Google Translate tenta ultrapassar.

Depois de ter sido lançada a funcionalidade de tradução de conversa, que permite concretizar uma conversa entre duas pessoas que desconhecem o idioma oposto, é lançada uma nova funcionalidade extremamente útil: utilizar a câmara para capturar texto e traduzi-lo imediatamente, sem ter de o reescrever.

A Google lançou a versão 2.5 do Google Translate e surgiram boas novidades.

Quantas vezes passou um painel informativo e não conseguiu compreender devido ao idioma em que estava escrito? E se pretender seguir as instruções de um manual onde não existe um idioma que compreenda?! Agora é possível traduzir texto a partir de uma imagem, recorrendo à câmara fotográfica para a capturar. Para o fazer basta premir o novo botão de câmara da aplicação Tratudor (na parte inferior direita do ecrã) e tocar no ecrã para capturar a imagem. Após capturada, basta passar o dedo sobre o texto que pretende traduzir. Em breves instantes o texto presente na imagem será reconhecido e traduzido para o idioma seleccionado.

Poderá haver um inconveniente para versões do Android mais desactualizadas: é necessária a versão 2.3 Gingerbread para que a funcionalidade referida acima seja suportada.

Outra novidade bastante interessante é a tradução instantânea à medida que o texto é escrito, tal como já está disponível na interface Web do serviço. Isto permite maior rapidez e compreensão faseada da tradução que vai surgindo.

Existem ainda outras novidades, nomeadamente direccionadas ao reconhecimento de caracteres Japoneses escritos manualmente, entre outros. Não esqueça ainda que esta aplicação suporta a tradução de SMSs, directamente a partir da caixa de entrada de SMS.

Resumindo, as novidades desta versão são:

 

Exit mobile version