Se realizarmos algumas pesquisas online, facilmente se descobrem plataformas digitais para quase tudo, especialmente plataformas Open Source.
Uma das plataformas que temos testado nos últimos tempos chama-se Ampache e permite criar um estilo de Spotify próprio, podendo o utilizador aceder às suas músicas a partir de qualquer dispositivo e local. Vamos conhecer as características desta plataforma.
No segmento das plataformas de música há o Spotify, Emby, Deezer, Subssonic e outros streamers de conteúdos multimedia baseados na Web que permitem o acesso simples a músicas e vídeos. No segmento do Open Source há o Ampache.
A plataforma Ampache é fantástica para centralizarmos os nossos conteúdos de áudio e também de vídeo. Desta forma é possível aceder aos conteúdos a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet.
No geral, esta plataforma permite a gestão dos conteúdos, criação de utilizadores e tem suporte para um conjunto vasto de plugins dos quais se destacam:
- Amarok (2.x)
- Coherence (UPNP A/V MediaServer)
- Rhythmbox Plugin
- Terratoc Noxon iRadio
- Just Player
- Traxstar
- Ampache Mobile (cliente WebOS)
- AmpachPre (cliente WebOS)
- AmpacheX (Cliente para iPhone e iPod)
- Lullaby
- Ampacheberry (Cliente para smartphones BlackBerry)
O Plex e o Kodi são, provavelmente, dois dos melhores media centers. No entanto, esta plataforma que apresentamos, apesar de não ser tão completa, é uma excelente para quem pretender ter os seus próprios conteúdos disponíveis em qualquer dispositivo. Experimentem e deem-nos o vosso feedback.