Não é novidade nenhuma que o nome das Finanças é frequentemente usado para esquemas fraudulentos. Por altura da entrega da declaração de IRS e conhecimentos de resultados, o número de ameaças aumenta. Tenha atenção ao ‘e-mail’ fraudulento sobre declaração de rendimentos.
Finanças: e-mail falso tem um link cujo objetivo é roubar dados
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou, recentemente, através de um comunicado no seu site, para uma mensagem fraudulenta, enviada por e-mail. Esta mensagem é referente a uma declaração de rendimentos, na qual “é pedido que se carregue num ‘link’”.
A AT disse que “tem conhecimento de que alguns contribuintes estão a receber mensagens de correio eletrónico supostamente provenientes da AT referentes a uma eventual declaração de rendimentos, nas quais é pedido que se carregue num ‘link’”.
Num exemplo da mensagem divulgado pela AT, os visados são supostamente informados de uma “divergência” no modelo 3 (IRS) e depois é fornecido um ‘link’.
Estas mensagens são falsas e devem ser ignoradas. O seu objetivo é convencer o destinatário a aceder a páginas maliciosas carregando nos links sugeridos. Em caso algum deverá efetuar essa operação.