Cada vez passamos mais tempos nas redes sociais, a interagir com os nossos amigos digitais das muitas formas possíveis. Por estarmos aí tanto tempo tentamos que transpor para aí todas as actividades que realizaríamos no mundo real. Cientes dessas necessidades, essas redes sociais tentam adaptar-se e disponibilizar esses serviços para que estejamos ainda mais integrados e assim acabemos por estar ainda mais tempo dentro dessas redes.
O Facebook, para que possamos estar ainda mais interligados com os nossos amigos, passou a disponibilizar hoje mais uma excelente funcionalidade nos seus serviços. Falamos da possibilidade de ouvirmos músicas em conjunto com os nossos amigos.
Com este novo serviço vão poder partilhar a música que estiverem a ouvir com um ou mais dos vossos contactos para a ouvirem em simultâneo e assim comentarem sobre ela.
Esta novidade irá estar disponível muito em breve para todos os utilizadores do Facebook, sendo gradual a sua integração com as páginas do Facebook dos utilizadores.
As músicas que vão poder ouvir e partilhar são as que actualmente já podem ser usadas no Facebook e vêm de vários serviços. Para já apenas vão poder usar o Spotify ou o Rdio. Infelizmente ainda nenhum desses serviços está disponível em Portugal, mas o Facebook espera alargar em breve os fornecedores de serviços e assim dar uma maior possibilidade de escolha aos seus utilizadores.
Para poderem usar esta nova funcionalidade no Facebook vão apenas ter de procurar na sua lista de contactos da barra lateral por utilizadores com uma nota de música. Esse símbolo indica que esse utilizador está a ouvir uma música que pode ser partilhada.
Cliquem aí e indiquem que pretendem ouvir uma música com esse utilizador. Para além de poderem ouvir essa música vão poder também colocar comentários, como se de uma conversa se tratasse.
Se o utilizador continuar a ouvir outras músicas, também estas vão ser partilhadas convosco e assim podem estar numa verdadeira sessão de descoberta de novos sons e de novas bandas.
Apesar de este ser um serviço que não terá para já muita utilização em Portugal, por culpa da inexistência de serviços de músicas na Internet que estejam disponíveis para o nosso país, não deixa de ser uma excelente forma do Facebook manter ainda mais tempo os utilizadores dentro da sua plataforma.
A guerra de funcionalidades está ao rubro em todas as redes sociais e todos tentam dar aos seus utilizadores as melhores e mais atractivas funcionalidades. Depois da Timeline o Facebook torna o seu serviço ainda mais atraente com a possibilidade de partilharmos o que os nossos amigos estiverem a ouvir.