Pplware

AeroFS – Uma alternativa segura ao Dropbox com base em P2P

…um serviço rápido, seguro e ilimitado

Muito já se falou aqui no pplware sobre o excelente serviço Dropbox. Em termo de resumo, o serviço Dropbox funciona como um disco virtual, alojado na Internet. Este serviço destaca-se pela facilidade com que podemos aceder aos nossos dados a partir de qualquer lado da blogosfera, independentemente do dispositivo.

No entanto, estando este serviço assente na cloud, há questões de privacidade que se levantam. Como alternativa fiável, vamos conhecer o  AeroFS.

O AeroFS é uma excelente alternativa ao Dropbox, uma vez que não necessite de armazenar a informação em servidores na Cloud, sendo a partilha de informação baseada em tecnologias P2P. Tal como o Dropbox, as máquinas que têm o AeroFS instalado e configurado, podem facilmente estar sincronizadas, podendo o utilizador controlar todas as transferências de informação (ex. músicas, documentos, vídeos, etc).

De referir ainda que o AeroFS permite que se defina a taxa de download e upload máxima que o serviço poderá usufruir.

Para usar o AeroFS o utilizador necessita de se registar no serviço, indicando apenas o endereço de e-mail. Esta informação é usada para criar um perfil, que permitirá a sincronização de informação, entre dispositivos, a partir de qualquer lugar. De referir que o AeroFS está disponível para Windows, Linux e Android.

De referir que o AeroFS oferece também funcionalidades para trabalho em equipa, podendo ser partilhada informação entre máquinas e também  criação de um servidor local/central.

Principais Funcionalidades

Este serviço é simplesmente fantástico pois todo a solução envolve apenas máquinas/dispositivos conhecidos. Não há servidores intermediários, o que garante de certa forma uma privacidade da informação a 100%. Para quem, tal como eu, não gosta de ter informação pessoal nas clouds publicas, aqui está uma optima solução para manter essa mesma informação sincronizada entre dispositivos. Experimentem!


Licença: Freeware
Sistemas Operativos:Windows, Linux e Android
Download: Escolha aqui o seu sistema operativo
Homepage: AeroFS

Exit mobile version