por roubar bens virtuais! Um juiz de um tribunal holandês considerou esta semana que o roubo de bens virtuais constitui crime, após condenar um jovem de 16 anos por esta prática.
Segundo a acusação, o rapaz agrediu outro adolescente de 13 anos, obrigado-o a entrar na sua conta do jogo online RuneScape (na foto) e a entregar-lhe o dinheiro e os bens que possuía no mundo virtual, noticia a “PC World”.
O caso remonta a 6 de Setembro do ano passado. A vítima, que se encontrava no seu quarto, terá resistido e acabou por se envolver numa luta corporal com o suspeito e um amigo que também estava no local. O arguido foi acusado de ter pontapeado a vítima na cabeça e corpo e de o tentar estrangular.
O jovem agredido diz ter sido ameaçado com uma faca e que lhe disseram que o matavam se não obedecesse. Após o confronto físico, o arguido pegou no dinheiro e bens virtuais da vítima, moveu-os para a sua conta e em seguida saiu da aplicação.
Apesar de o processo apenas dizer respeito ao furto dos bens virtuais, esta foi a primeira vez que um juiz na Holanda deliberou que o roubo de propriedade virtual é ilegal e deve ser tratado da mesma forma que o roubo de objectos reais.
Segundo o juiz ficou claro que os bens foram roubados, pois pertenciam à vítima até ao incidente e depois passaram para a posse do arguido. O juiz considerou que estes pertences, apesar de virtuais, têm valor e que «não têm de ser materiais para a lei os considerar roubados».
O arguido, apesar negar as acusações que lhe são imputadas, foi condenado a 160 horas de trabalho comunitário ou 80 dias de prisão. Ciberia