Com um novo produto chamado Photoshop Express, a Adobe mostrou que está de facto decidida a apresentar uma versão leve e online do seu conhecido editor de imagem.
Ontem, em Las Vegas, durante uma conferência no Photoshop World, John Loiacono, vice-presidente sénior da Adobe Creative Solutions Business, mostrou brevemente o Photoshop Express e revelou alguns detalhes relacionados com o seu modo de funcionamento.
Em Fevereiro, o CEO da Adobe, Bruce Chizen, anunciou que a sua empresa estava a planear uma versão online do Photoshop para ser lançada no prazo de seis meses. Chizen disse ainda que o produto teria como objectivo atrair novos utilizadores e competir com outras ferramentas gratuitas de edição de imagem, como o Picasa do Google.
Esta é uma tentativa de chegar até ao público em geral e em massa, não só a fotógrafos profissionais, e funcionará como um complemento a produtos já existentes, o Photoshop Creative Suite 3 e o Photoshop Elements.
“It’s a new member of the Photoshop family that’s meant to make Adobe imaging technology immediately accessible…to large numbers of people,” Photoshop product manager John Nack wrote in a blog posting Thursday.
O director do produto Photoshop, John Nack, disse que o Adobe Photoshop Express será uma aplicação Flash para correr em browsers e que ainda está em desenvolvimento, não dando qualquer indicação quanto à data de lançamento.
No ínicio deste ano, a Adobe lançou o Premiere Express, um editor de imagem online, em Flash, que está disponível a partir de sites de outras empresas, incluindo o Photobucket. Em Fevereiro, Chizen disse que a Adobe ainda não tinha decidio se iria oferecer a versão online do Photoshop directamente aos consumidores ou através de sites de partilha de imagens.