Hoje em dia, dado o poder de processamento e técnicas de descodificação, as nossas palavras-passe têm de ser bem pensadas. Nesse sentido, com regras bem definidas e com métodos de segurança, podemos estruturar aquele código que nos defende dos intrusos. Mas como podemos saber se a nossa password é efetivamente eficaz? Há um serviço que nos pode ajudar.
Sem engenharia social, esta plataforma diz-nos quanto tempo leva a descobrir o nosso código secreto.
Dois nanossegundos ou 40 mil milhões de anos para partir a sua palavra-passe?
Há uma interessante plataforma que permite saber o tempo que demorará a “partir” a nossa password. “How Secure is My Password?” (Quão segura é a minha password?) é o nome do website. Este serviço, sem pedir absolutamente nada de relevante sobre o utilizador, permite colocar qualquer senha e descobrir a força do código escolhido.
Além da informação sobre a força da sua password, a plataforma apresenta ainda dicas para a tornar mais forte. Conforme aqui no Pplware também fomos dando a saber, um conjunto de letras, números e símbolos são o ideal.
Uma password segura é indispensável no mundo digital atual. Com as questões relacionadas com cibersegurança na ordem do dia, a melhor forma de garantir a proteção da informação online é usar passwords fortes. Mas tendo em conta que os métodos para decifrar palavras-passe têm evoluído de dia para dia. Daí que testes de medição da força de uma password – como o “How Secure is My Password” – sejam de extrema utilidade.
Nem sempre menos é mais… principalmente nas passwords
As passwords são importantes e, em abono da verdade, são a primeira linha de defesa contra os ataques que diariamente são intentados contra nós utilizadores. Assim, nunca é demais alertar que uma palavra-passe fraca ou reutilizada pode facilmente colocar informações confidenciais em risco.
A Password nunca vai desaparecer…
Segundo dados da empresa norte-americana por trás deste serviço, o utilizador comum da Internet tem mais de 200 contas digitais. Como resultado, a vida online depende da qualidade das passwords que usamos. Além disso, cada vez estamos mais dependentes do mundo online e as nossas contas na Internet vão duplicar nos próximos anos.
Portanto, todos nós precisamos de passwords. Elas são de longe a forma mais usada de autenticação, não apenas na Internet, mas também no telefone, no serviço bancário e até na biblioteca, para levantarmos um livro.