Pplware

A nova cara do Dropbox

Todos conhecemos bem o serviço que o Dropbox nos oferece. É a nossa Pen alojada na Internet e a que podemos aceder de qualquer lugar e a qualquer hora. Muitas das grandes empresas da Internet tentam imitar esse serviço, mas nenhuma consegue ter a fama e os utilizadores que o Dropbox tem.

O Dropbox tem estado a passar por grandes mudanças e tem estado a oferecer novidades para que este serviço evolua e passe a ter ainda mais utilizações, o que o tornará ainda mais utilizador. A última novidade foi a capacidade de importar fotos e vídeos directamente para o alojamento, mas não se ficaram por aí e mudaram também a imagem do seu site.

Esta novidade ainda não está disponível para todos os utilizadores e não existem informação se é apenas um teste ou se esta será a nova imagem do site do Dropbox.

A maioria das alterações está concentrada na zona de gestão de ficheiros. Em primeiro lugar deixa de estar visível o espaço ocupado. Esta informação, bem como o acesso às configurações passa a estar num menu que pode ser aberto e que está associado ao nome do utilizador.

Também o acesso às funções de gestão dos ficheiros e pastas deixam de estar associados a um pequeno ícone depois do nome destes e passam a ser chamados com um clique direito do rato, como se de um menu de contexto se tratasse.

O acesso a outras funções que não o dos ficheiros está também alterado e situa-se agora do lado esquerdo, estáticos e acessíveis em qualquer altura.

As alterações agora aplicadas vêm tornar o acesso aos ficheiros pela interface web ainda mais simples, ao ser oferecido um visual mais limpo e ícones maiores. O acesso a esta nova interface está associada à utilização da nova função de upload de fotos para este serviço.

Depois de terem oferecido até 5GB aos utilizadores que testassem as mais recentes versões, passam agora a oferecer 3GB a todos os que estiverem dispostos a testar a mais recente versão para Android, onde também é já possível fazer o upload de fotos e vídeos.

Espera-se uma função similar para iOS, mas não existem datas ou ideias de como isto será feito. A Apple já marcou uma posição quando lançou o serviço iCloud para os seus dispositivos móveis, o que vai obrigar o Dropbox a apresentar funções adicionais ou uma outra qualquer melhoria se quiser vencer neste segmento.

Todas as alterações que o serviço Dropbox tem vindo a apresentar tornam-no ainda mais apetecível, ao mesmo tempo que o diferenciam da concorrência e de produtos similares que têm aparecido.

Existe no entanto uma luta que a Dropbox vai ter de enfrentar em breve. Serviços como o Skydrive e o Google Disc (de que se fala cada vez mais) vão com certeza atrair os utilizadores, até porque têm por traz gigantes da área da Internet. Caso estes serviços consigam uma integração tão perfeita com os diferentes sistemas operativos como o Dropbox conseguiu e provavelmente o cenário mudará de figura.

Artigos relacionados:


Homepage: Dropbox

Exit mobile version