O Bing, motor de busca da Microsoft tem estado lentamente a proceder a alterações na sua imagem, para se adaptar às necessidades dos seus utilizadores e mostrar a sua interpretação do que são as exigências em termos de usabilidade.
Se tinha começado por apresentar os resultados de uma forma mais limpa e sem informações adicionais desnecessárias, agora foi mais longe e tornou os resultados da pesquisa mais sociais e com muito mais informação útil.
Estas novidades são esperadas nas próximas semanas, mas a Microsoft tratou de as apresentar já ao publico.
A alteração que a Microsoft está a preparar-se para implementar pretendem dar ao Bing uma ainda maior componente social.
Segundo as análises feitas pela equipa responsável pelo Bing, os seus utilizadores esperam mais do que simples resultados nas pesquisas dos motores de busca. Querem aí poder realizar acções e obter o máximo de informação e conteúdos possível.
Por outros lado a maioria dos utilizadores quer poder consultar os seus amigos e com eles partilhar toda a informação que descobre, de forma simples e imediata.
Tendo como base estas duas ideias, a Microsoft prepara-se para disponibilizar o que designou como a maior alteração no seu motor de pesquisa desde que este foi lançado, em 2009.
O novo layout da pesquisa vai centrar-se em três áreas distintas e cada uma delas com a sua função particular e bem definida. Estas vão estar focadas em trazer a informação da Internet e colocá-la à nossa disponibilização para que possamos interagir com ela e obter o que procurávamos.
Vai também estar virada para a vertente social, onde poderemos interagir com os nossos amigos e com eles partilhar o que quisermos, sem que isso atrapalhe a nossa experiência de utilização.
As três áreas estão perfeitamente delimitadas e todas elas com o seu propósito bem definido. Estão arrumadas e integram-se de forma perfeita, sem que colidam entre si.
Área de resultados da pesquisa
Esta é e será a área mais importante e que mais interessa ao utilizador. É aí que são mostrados os resultados das pesquisas.
A Microsoft tem centrado os seus esforços em disponibilizar os resultados mais relevantes e que sejam os que os utilizadores efectivamente procuram.
Também aqui foram eliminados todos os elementos desnecessários e que apenas atrapalham os utilizadores. Não vão encontrar aqui nada de ligações a redes sociais ou outros elementos. Apenas o essencial vai ser mostrado e isso é o resultado das pesquisas.
Snapshot
A segunda coluna é onde vamos encontrar as acções que podemos realizar para retirar o máximo de informação.
Será aqui que vai ser exibida informação relevante e serviços associados à pesquisa. Mapas, reservas e outra informação importante será mostrada aí.
Sidebar
Esta última coluna será usada para interagirmos com os nossos amigos e conhecidos. Sempre que efectuarem uma pesquisar e necessitarem de ter uma opinião, podem pedi-la por aqui.
Esta barra estará sempre presente e não se pretende que seja intrusiva e deverá estar sempre escondida. Serão as próprias pesquisas e os seus resultados que farão com que esta apareça, quando se entender que é necessária.
Todas os pedidos de opinião serão feitos aos vossos amigos do Facebook e estes vão poder ajudar-vos nos processos de escolha. A escolha dos amigos a apresentar será feita em função dos Likes que tiverem, do seu perfil ou de fotos que tenham partilhado.
Vai ser ainda obter opiniões das pessoas que o Bing entende que tenham conhecimentos sobre os temas, mesmo que estas não estejam directamente relacionadas convosco. Estas fontes vão ser pesquisadas com base em opiniões que tenham sido publicadas online e os seus perfis podem vir de locais tão distintos como o Twitter, o Google Plus ou o LinkedIn. Vão poder conhecer as opiniões de quem realmente entende sobre os assuntos e passar a segui-los.
Por fim está disponível um feed onde podem ver as respostas às vossas questões e a questões para as quais tenham sido chamados a dar opinião.
Todas estas novidades vão estar disponíveis em breve. Inicialmente nos Estados Unidos e gradualmente será alargado a outros países.
A versão mobile do Bing vai também ter acesso a estas novidades, mas alargada a todos os utilizadores. Estas alterações vão chegar nas próximas semanas.
Esta é sem dúvida a resposta da Microsoft a todas as mudanças que a Google realizou nos últimos meses. Também o Bing se tornará mais simples de usar, ao mesmo tempo que consegue aumentar a sua usabilidade.