O serviço de alojamento de ficheiros da PT, a CloudPT, é uma alternativa nacional a outros serviços de alojamento de ficheiros que podem encontrar na Internet. Desenvolvida e mantida pela Portugal Telecom, a CloudPT disponibiliza para cada um dos seus utilizadores um espaço de 16GB para que estes tenham os seus ficheiros acessíveis em qualquer lugar e em qualquer dispositivo.
Surgiram esta semana algumas novidades na CloudPT que a vêm tornar ainda melhor e com capacidades acrescidas. Vamos conhecer melhor cada uma dessas novidades e mostrar como a CloudPT pode ser uma alternativa viável a outros serviços de alojamento Cloud conhecidos.
Os serviços Cloud têm-se tentado fazer sobressair, oferecendo aos seus clientes o melhor serviço possível associado às melhores funcionalidades e características para que assim possam cativar e angariar novos clientes.
A CloudPT conseguiu destacar-se de imediato por oferecer de imediato aos seus clientes um espaço para armazenamento de ficheiros acima do que é normal para este tipo de serviços.
A somar a isso teve disponível quase de imediato clientes para os principais sistemas operativos, de desktop e móveis. Assim permite que, para além do browser, os seus clientes podem aceder aos seus ficheiros em qualquer lugar e a qualquer hora.
As novidades agora apresentadas permitem que este serviço esteja ainda melhor e com funcionalidades realmente importantes para os utilizadores. Mas vamos conhecer as novidades que a CloudPT apresentou para o seu serviço.
Novas aplicações para computador
Foram lançadas novas versões do cliente CloudPT para Windows, Mac e Linux. A versão actualmente em produção é a 0.55 e deverá ser essa a que devem usar.
Esta versão apresenta melhorias de performance, associadas à rapidez de execução da aplicação e a resolução de pequenos bugs.
É recomendado a todos os utilizadores deste serviço que actualizem os seus clientes para esta versão o mais rapidamente possível pois as versões anteriores vão deixar de ser suportadas.
O download desta versão pode ser feito através deste link.
Versão web com novidades
A interface web da CloudPT, provavelmente uma das mais usadas pelos utilizadores viu também algumas melhorias serem implementadas.
A primeira, e que faz complemento à capacidade de “drag & drop” de ficheiros e pastas para o browser, vê ser adicionada a possibilidade de ser feito drag&drop de ficheiros e pastas que já estejam na CloudPT entre pastas.
Outra novidade, muito pedida e sugerida pelos utilizadores, é a possibilidade de fazer download de uma pasta completa via web. Deixa de ser necessário o download de uma pasta, ficheiro a ficheiro e passa a ser possível escolher a opção “download” de uma pasta, sendo transferido um ficheiro ZIP com todos os ficheiros e sendo mantida a estrutura.
Para facilitar ainda mais a utilização desta interface, foi desenvolvido um menu de contexto que pode ser usado para a gestão dos nossos ficheiros e pastas. Basta clicarem com o botão direito do rato, tal como faz já no seu sistema operativo, num ficheiro ou pasta e terá acesso a ele. São várias as opções que este menu disponibiliza.
Também foi melhorada a utilização do teclado nesta interface, passando a ser possível navegar pelos novos ficheiros ou pastas. As teclas disponíveis são as que seriam lógicas para esta navegação e gestão. As setas para navegar, o Enter para abrir e o Delete para apagar.
Aumento do tamanho de ficheiro possíveis de serem enviados
As melhorias implementadas não se limitaram a melhorar a interface e a utilização geral da CloudPT. Houve ainda algumas que vão aumentar a sua usabilidade geral. Podemos já, independentemente da forma de acesso enviar ficheiros com um tamanho superior ao anteriormente suportado.
Assim, as novas versões das aplicações móveis da CloudPT e a própria interface Web passam a suportar o envio de ficheiros até 2GB, valor bem superior aos 350MB por ficheiro que era o limite máximo anterior.
Upload automático de vídeos em Android
Em particular a versão para Android sofreu algumas melhorias particulares. Esta nova versão já envia automaticamente para a CloudPT os vídeos criados no dispositivo (na app de iOS esta funcionalidade já existia antes).
Também para iOS e Android já pode sincronizar o que quiser (vídeos ou fotos) separadamente, consoante o tipo de ligação.
A CloudPT está melhor e com funcionalidades que lhe permitem ombrear com outros serviços prestados por grandes empresas tecnológicas. Por ser nacional e implementado por uma empresa portuguesa merece a nossa atenção especial.