Pplware

Mais de 500 aplicações do Apple II disponíveis para o seu browser

O Internet Archive é bem conhecido por disponibilizar via browser o acesso a um vasto conjunto de software, desde os jogos do MS-Dos, aplicações do Windows 3.1 e até versões antigas de alguns dos piores vírus que já atacaram os computadores.

Mas este site acaba de atingir mais uma meta importante ao disponibilizar mais de 500 aplicações criadas para o Apple II.

O objectivo do Internet Archive é servir de acervo histórico destas aplicações, ao mesmo tempo que as guarda para que todos lhe possam aceder e experimentar, mostrando assim como era o software que em 1977 acompanhava esta máquina da Apple.

Todas estas aplicações, que incluem versões raras e que são quase impossíveis de encontrar nos dias de hoje, estão a ser enviadas de forma anónima para o Internet Archive, já com todas as medidas de segurança retiradas, preparando-as para correr no emulador que este site tem. Este emulador é o responsável por permitir que todas as aplicações correm no browser.

As protecções que a Apple colocava nessas aplicações obrigou a que estes programas tivessem de ser alterados para que pudessem correr de forma livre e assim acessíveis a todos.

Para cada título que é enviado para o Internet Archive e que é arquivado na categoria 4am (que significa um anónimo), é carregado também uma descrição completa de como foi possível contornar a segurança e do processo que foi seguindo.

Para testar estas aplicações apenas é necessário um browser moderno, que todos usam nos dias de hoje e escolher o título que querem abrir. O emulador javascript do Internet Archive trata de tudo e a aplicação ou jogo aparece disponível.

Este é mais um excelente serviço do Internet Archive, que assim adiciona mais 500 aplicações ao seu arquivo. Depois do MS-Dos e do Windows, é agora o Apple II a ter direito a uma colecção de luxo das suas aplicações.

Apple II Library: The 4am Collection

Exit mobile version