A fraude online pode ser vista como o preço a pagar pela ubiquidade dos serviços digitais. Estes serviços tornam a nossa vida mais fácil, saudável, segura e divertida. Mas…
Existem vários cibercriminosos à espera de uma oportunidade para colocar em prática um esquema online e roubar as nossas identidades e dinheiro. O seu engenho e a nossa credulidade fazem da fraude um desafio multibilionário.
A prevenção é sempre a melhor abordagem, mas somos apenas humanos. E os nossos adversários são cada vez mais engenhosos e determinados. Isto significa que temos também de estar preparados para reagir rapidamente se formos enganados – para minimizar o impacto nas nossas vidas e garantir que os cibercriminosos não lucram à nossa custa.
Esquema Online: Dois lados da mesma moeda
Por vezes é óbvio que alguma coisa correu mal. Se calhar acabou de clicar num link de phishing e logo a seguir apercebeu-se do que fez…caiu num esquema online. Ou talvez tenha terminado uma chamada com um técnico de apoio falso a quem deu acesso ao seu PC. Mas noutros casos, é menos óbvio. Por exemplo, se cibercriminosos adquirirem os seus dados de cartão de crédito ou pessoais através de uma falha de segurança num serviço que usa, tipicamente eles vão vendê-los num mercado de cibercrime.
Estes dados pessoais vão depois ser comprados em massa e usados em ataques automatizados, incluindo phishing, fraude de pagamento ou roubo de contas. Os logins de contas podem ser vendidos separadamente para oferecer a compradores inescrupulosos acesso aos seus serviços de streaming, gaming, etc.
A má notícia é que continua a haver um fornecimento constante de dados roubados a circular em mercados de cibercrime.
5 sinais de que se tornou numa vítima de fraude
Com isto em mente, a ESET, empresa europeia líder em soluções de cibersegurança, deixa aqui cinco sinais de que foi vitima de um esquema online:
#1- Transações ou linhas de crédito suspeitas
Se os cibercriminosos obtiveram os seus dados bancários, podem usá-los em fraudes de pagamento – onde dados de cartões de crédito roubados ou armazenados em contas roubadas são usados sem o seu conhecimento.
Em alternativa, podem usar a sua identidade para fazer novos cartões de crédito. O primeiro caso pode ser identificado através de atividade estranha na sua conta bancária. O segundo é mais difícil de detetar, no limite até receber uma carta ou email a notificá-lo sobre pagamentos atrasados.
#2 – Produto comprado não chegou
A fraude em comércio eletrónico é outro problema crescente. Os cibercriminosos listam equipamento caro online a preços muito apetecíveis, mas não há stock: eles simplesmente recebem o dinheiro do comprador e não entregam nada. Muitas vezes exigem pagamento através de apps que não oferecem tanta proteção como um banco.
#3 – Um contacto romântico desaparece
A fraude romântica é um negócio de milhões. Muitas vezes, os incidentes não são reportados porque as vítimas sentem-se embaraçadas por terem caído no esquema.
Um cibercriminoso de romance tipicamente constrói uma relação online com a sua vítima antes de pedir dinheiro sob várias desculpas como despesas médicas ou custos de transporte. Quando sentem que a vítima não tem mais nada para dar, desaparecem subitamente, quebrando totalmente o contacto.
#4 – Perda de acesso a contas
Se um cibercriminoso obtiver algum dos seus logins, normalmente acedem à conta associada e mudam a password. Esta conta pode ser qualquer uma, desde uma conta de uma rede social a uma conta Uber ou Netflix.
Estas contas podem ser minadas para dados pessoais, como dados bancários, mas também podem ser valiosas só por si. Por exemplo, uma conta Instagram pode ser usada para enviar spam aos seus seguidores.
#5 – Incapacidade de levantar fundos de um investimento em criptomoeda.
A fraude de investimento é outro tipo de esquema popular, chegando aos milhares de milhões em lucro anual. As vítimas são tipicamente encorajadas a investir em fundos falsos, por vezes até acompanhando o seu suposto crescimento em apps ou websites fraudulentos. Depois, quando finalmente tentam levantar o seu dinheiro, os cibercriminosos interrompem o contacto e desaparecem.
Foi enganado? O que fazer a seguir…
Se estiver envolvida uma grande quantidade de dinheiro, o melhor a fazer é contactar as autoridades locais. Elas podem também ajudar a fazer um plano de recuperação.
A próxima entidade a contactar, se dados bancários tiverem sido roubados, deve ser o seu banco. Ligue para a linha de apoio do banco ou use apps bancárias para cancelar qualquer cartão potencialmente comprometido pelos cibercriminosos. Depois basta pedir cartões de substituição.
A ESET recomenda também outros passos para recuperar de um ciberataque e proteger-se no futuro:
- Mudar as passwords: use passwords fortes e únicas, idealmente armazenadas e organizadas com um gestor de passwords.
- Autenticação de dois fatores, adicionando uma camada extra de proteção às passwords para mitigar a ameaça de phishing e roubo de contas.
- Manter os dispositivos e software atualizados.
- Não guardar dados pessoais e bancários numa conta online. Embora não seja tão conveniente ter que introduzir os dados todas as vezes, é mais seguro desta forma.
- Garantir que todos os dispositivos estão protegidos com software de segurança de um fabricante de confiança, como o ESET Internet Security.
A fraude não é inevitável. Mas se acontecer, mantenha a calma e siga estes passos para minimizar o seu impacto.